Repetir é chique!

Qual de nós, pelo menos uma vez na vida, não entrou numa loja e comprou nem que fosse um lenço de papel, mesmo não precisando? Funciona mais ou menos assim na nossa cabeça: “Se eu não tiver aquele sapato roxo de bolinha amarela eu vou ter um ataque! Ok, eu tenho mais de 150 pares de sapatos, mas esse é tudo com o que eu sempre sonhei!” Mesmo não tendo uma só roupa que combine com o bendito... 

Quem nunca? Atire a primeira pedra!

A boa notícia é que para estar bem vestido, na moda, etc, não é necessário ter um armário com 500 peças de roupas, 200 pares de sapatos, nem nada do gênero. Tá, seria ótimo. Mas a realidade da maioria é bem outra e o que todos têm que saber é que, definitivamente, isso não é, nem nunca será sinônimo de elegância e estilo. Muito pelo contrário. Conheço muita gente que tem um closet recheado de roupas e sapatos caros e exclusivos, mas na hora de se produzir, não consegue de forma alguma coordenar as peças. O que realmente se faz necessário para estar bem vestido é usar do bom senso, equilíbrio e criatividade. 

Daí vocês me perguntam: Mas como fazer isso? Lançando mão das seguintes dicas:
- Quando for sair para as compras, opte sempre por peças curingas, que são aquelas que irão permitir que você monte looks variados usando a mesma peça (o pretinho básico, calça jeans, calça de alfaiataria, camisa branca, etc) 

- Ainda que você compre em menor quantidade (que é a ideia) opte por peças de qualidade (bom acabamento, bom material), mesmo que ela custe um pouquinho mais. Ao menos, você terá a garantia de que vai usá-la em mais de uma estação sem que ela te deixe na mão.

- Use e abuse dos acessórios (bolsas, brincos, colares, lenços, etc). Eles dão o diferencial necessário ao seu look. 

No mundo atual em que o consumismo é tão exacerbado e as desigualdades idem, nada mais over do que gastar desmedidamente, não é mesmo? Como bem disse a papisa da moda, Costanza Pascolato: “Se uma peça não vale ser repetida, também não vale ser comprada.”

Quando repetimos, nos reafirmamos como pessoas de estilo próprio, seguros de nós mesmos e daquilo que acreditamos.


Mariana Guerra é mineira que mora na Bahia, consultora de imagem e criadora do blog No meu armário tem