Coloração pessoal: o que é e para o que serve?

Publicado da edição 427 do Jornal do Sol

Alguma vez você se encantou por uma roupa na vitrine, mas ao experimentar sentiu que não a favoreceu? Mais comum do que possamos imaginar isso se dá, entre outras coisas, ao fato da cor daquela peça não compor sua paleta de cores. Mas, o que seria essa tal paleta de cores e no que ela afeta no nosso vestuário? Bem, todos nós temos cores que nos favorecem ou desfavorecem mais e isso acontece basicamente porque temos características pessoais muito individualizadas, como cor de pele, olhos e cabelo. A melhor forma de descobrirmos quais cores destacam mais nossas qualidades e disfarçam nossas imperfeições é realizar nossa análise cromática, que nada mais é que um estudo das cores que mais combinam com essas características pessoais.

A cor da pele, por exemplo, possui muitas nuances e engana-se quem acha que temos apenas uma cor de pele. Isso porque ela é composta por três substâncias: hemoglobina, melanina e caroteno; que formam o subtom da pele e refletem a luz de maneiras completamente diferentes. Entre as diversas vantagens de se descobrir sua paleta de cores através da análise cromática, estão: disfarçar manchas e imperfeições do rosto, suavizar olheiras, iluminar mais a pele, etc. Além claro, de você conseguir fazer escolhas e consequentemente compras mais assertivas, uma vez que conhecerá exatamente a cor que te favorece ou não.

Mas daí vocês me perguntam: “Mas Mariana, quando eu definir minha paleta de cores, tenho que me desfazer de todas as peças que eu tiver no armário e que não façam parte dela?” E eu respondo: “Claro que não!” Você consegue perfeitamente aproveitá-las lançando mão de alguns truques bem simples: vestiu um vestido numa cor que não compõe sua cartela? Use acessórios nas cores que estejam na sua cartela. Brincos, colares, carteiras, ou use um batom da sua paleta de cores. Você vai ver a diferença positiva refletida no espelho. Sempre oriento as pessoas dessa forma, pois a moda e os artifícios que ela nos oferece têm de ser usados a nosso favor e não contra nós.

A diversidade física é o que mais encanta e podemos encontrar dentro dela maneiras de ressaltarmos positivamente essas diferenças e não definir um padrão. O padrão escraviza justamente por na maioria das vezes ser inalcançável e o intuito é justamente o contrário. É saber aproveitar toda e qualquer beleza de forma individualizada. A melhor maneira de fazer bom uso desse autoconhecimento na sua forma de se vestir é procurar um profissional da área (Consultor de Imagem) para que ele possa te auxiliar nesse sentido. Só ele estará capacitado a realizar sua análise cromática e juntamente com você definir sua paleta de cores. Use a coloração pessoal a seu favor e veja sua imagem se transformar positivamente no seu cotidiano.


Mariana Guerra é empresária e consultora de imagem