Moradores do Arraial se queixam alagamentos e falta de iluminação

Imprimir

Os moradores, comerciantes e turistas do Arraial d’Ajuda, um dos principais arrecadadores de impostos para a prefeitura de Porto Seguro, têm reclamado de diversos problemas que a localidade enfrenta há anos, sem uma intervenção e solução por parte do poder público municipal. Entre estes problemas foi citada a falta de iluminação adequada na única entrada do local, a Rua do Campo, que entre a esquina da Estrada de Trancoso até o estacionamento em frente ao supermercado Cambuí, vive um estado de completo breu à noite.

Por este percurso passam todos os carros que chegam ao Arraial, provenientes da Estrada da Balsa ou de Trancoso e BR 101, por onde entram turistas, empresários, representantes comerciais e moradores dos bairros. Essa escuridão atrapalha a visualização das poucas placas de sinalização e causam uma impressão de abandono do distrito turístico. A sugestão dos moradores e comerciantes da localidade é de que a prefeitura instale uma iluminação eficaz neste trajeto, com luminárias adequadas, que causem, além de embelezamento, uma maior segurança, pois ali passam trabalhadoras que saem tarde da noite dos restaurantes, bares e pousadas onde executam suas atividades profissionais que geram renda para o município.

Outro problema enfrentado sempre quando chove é o alagamento em um trecho da Estrada da Balsa, que liga o centro do Arraial à balsa. Qualquer chuvinha alaga o local, formando uma verdadeira lagoa que atrapalha o trânsito de pedestres, ciclistas e motociclistas. Este problema é antigo e permanente, irritando os moradores que precisam passar pelo local para irem ao trabalho nas dezenas de pousadas que funcionam no percurso. Com o período de intensas chuvas durante os meses de maio, junho, julho e agosto, o problema ficou bem saliente, porém não teve uma solução que seria melhorar o escoamento da água acumulada, através de um eficiente sistema de drenagem, com limpeza e instalação de mais “bocas de lobo”.

Os moradores e comerciantes entrevistados por nossa reportagem dizem que: “os representantes do povo deveriam enxergar mais e buscar soluções para estes e outros problemas, pois foram prestigiados com votos e agora devem retribuir a comunidade com mais empenho, dedicação e atitudes eficazes”, salientam os empresários e trabalhadores da localidade. “Os políticos devem se focar nestes objetivos, e não apenas em pedir votos a cada quatro anos”, completam os moradores arraianos.

Em julho, aconteceu uma manifestação pública de moradores do Arraial em frente do Eco Parque, de onde saíram em passeata pedindo mais atenção e melhorias nas condições da Estrada da Balsa e fazendo outras reivindicações. (VCS)