Secretário de MA faz avaliações positivas de 2017


O ano de 2017 trouxe grandes desafios para a comunidade de Porto Seguro, especialmente no que diz respeito à gestão de seu território. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Benedito Gouveia, a avaliação para o período é positiva. “Fizemos um PPA que é a Lei de Diretrizes Orçamentárias de forma participativa com o Conselho de Meio Ambiente e dentro daquilo que nós entendemos como correto, considerando o período de 2018 a 2021. Muito mais real do que quando trabalhamos o de 2013 a 2017.”
Bené informa que será concluído este ano o plano de saneamento do município, que envolve água, esgoto, resíduos e drenagem. “Com a imposição do Ministério Público/BA e nossa intervenção, a Embasa já começou um novo projeto de esgotamento sanitário para o Arraial d’Ajuda, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais no rio Mucugê”, conta.
Segundo a avaliação da Secretaria de MA, o projeto anterior tinha alto risco ambiental, por isso era frequente o extravasamento de resíduos com as tubulações subdimensionadas. “A praia de Mucugê é limpa, mas algumas vezes o esgoto foi para o rio. O esgoto normalmente é tratado e jogado no rio Buranhém. Para evitar o extravasamento, é necessário atalhar, o que se faz quando tem um projeto robusto e já isso está acontecendo”, enfatiza
A segunda parte é diminuir o risco ambiental. Famílias que moram próximo a essas áreas estão sendo retiradas, segundo Bené, para evitar o lançamento de esgoto clandestino. “Fizemos o Plano de Habitação de Interesse Social. São famílias vulneráveis. No primeiro momento, vamos pagar o aluguel social e depois serão construídas casas para essas famílias.”
Inicialmente, sete famílias estão sendo atendidas para viabilizar o projeto, e no final, serão um total de 47. O secretário informou que a relocação deve ser finalizada no próximo ano e que o objetivo é levar o mesmo plano para o rio dos Mangues.