Cerimônia virtual marca posse da nova diretoria do Rotary

Publicado na edição 421 do Jornal do Sol

As novas diretorias do Rotary Club e do Rotaract Club Universitário de Porto Seguro tomaram posse dia 07/07/20. Pela primeira vez na história do clube local, a cerimônia foi realizada virtualmente. Mas, mesmo com a distância física, o encontro dos cerca de 70 participantes não foi menos emocionante e os companheiros reiteraram os votos de um trabalho promissor. Participaram da reunião, além de membros do clube, parceiros, amigos, familiares e autoridades políticas, como a prefeita Cláudia Oliveira e a presidente da Câmara de Vereadores, Ariana Felberg.  

O desafio de empossar os novos membros da diretoria foi feito por meio de Zoom, plataforma de reuniões online, onde os participantes convidados tiveram acesso por meio de senhas. Durante a cerimônia, o clube recebeu três novos membros: Carla Nunes, fundadora e diretora da Ecoar; Richard Alves, diretor do Grupo Porto Seguro de Hotéis e fundador do Lab Turismo; e Wilson Spagol, empresário do ramo hoteleiro e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Regional.

Bastante emocionado, o presidente Osdélio Oliveira transmitiu o cargo para a empresária e psicóloga, Tanilza Spagnol. Ele falou de sua alegria em entregar os distintivos a quem está chegando. Logo no início da cerimônia, passou a palavra à presidente eleita para o ano de 2020/21 do Rotaract Universitário, Vitória de Jesus Santos.

Vitória falou sobre o compromisso rotariano, sobre o trabalho da instituição no Estado da Bahia, com mais de 8.300 jovens no Brasil, além dos mais de um milhão e duzentos mil líderes comunitários jovens trabalhando pelo mundo, colocando em prática ideias e projetos que promovem mudanças positivas e duradouras. Vitória agradeceu a nova diretoria, com ela eleita e à confiança do clube, em especial ao presidente Osdélio e ao conselheiro Alex Cunha. Os demais membros da diretoria, eleitos para o período 2020/21 são: Viviane Chaves (vice-presidente e secretária); Gislane Santos (tesoureira) e Hugo Casaes (diretor de protocolo).

Ao fazer a transmissão de cargo para a nova presidente Tanilza, Osdélio fez uma retrospectiva do trabalho e reiterou o compromisso da instituição em ações mundiais, com seus 35.000 clubes espalhados pelo planeta. “Agradeço a Deus pela existência, pela individualidade, pelas diferenças. Foi um ano atípico, devido às dificuldades econômicas geradas pelo Covid-19, e, para mim, mais difícil, pelo fato de lutarmos até onde Deus permitiu, para mantermos nosso pai conosco, e tendo ele sido resgatado pelo Criador”. E disse ainda: “se fizemos o clube crescer, foi com apoio dos companheiros, que fizeram acontecer. Sabemos que cada um fez conforme suas condições”. Afirmou a importância de procurar superar as dificuldades, concluiu: “juntos somos a esperança no olhar de uma família carente”.

Gratidão pela vida

A presidente da Câmara de Vereadores, Ariana Prates parabenizou a nova diretoria e enalteceu o trabalho do clube feito pelo bem comum, a importância das parcerias e as marcas positivas deixadas. A prefeita cumprimentou o Rotary pelo sucesso da reunião virtual, que segundo ela, foi muito organizada e servirá de exemplo para outras entidades. Cláudia Oliveira desejou sucesso às novas presidentes Tanilza Spagnol e Vitória de Jesus. "Como gestora estou à disposição, mais uma vez, para uma parceria construtiva com o Rotary. Muitas pessoas foram beneficiadas pelas ações desenvolvidas por vocês. Quero que o Rotary seja sempre esse parceiro da comunidade, porque quem está no Rotary tem a centelha do bem em seu coração".

A nova presidente, Tanilza Spagnol, afirmou contar com a experiência do agora vice-presidente Osdélio, e fez o juramento. Juntamente com eles, foram eleitos: João Vanderlei Calazans (secretário), Háryna do Espírito Santo (tesoureira) e Renato Rodrigues Batista, diretor de protocolo. Tanilza afirmou que o sentimento é de gratidão por tudo o que a vida lhe proporcionou, dentre eles, a família e os companheiros do Rotary. E contou sua história com o clube, que começou há cinco anos, com o intercâmbio cultural proporcionado a sua filha. “O Rotary abriu oportunidades para ela ir fazer o curso de Relações Internacionais na Alemanha. Estamos perto de erradicar a pólio no planeta. É uma entidade que tem valores nobres, como não se encantar? O Rotary abre verdadeiras portas de ajuda. Cada gesto humanitário nos transformará”. A nova presidente disse ainda que espera, “com muito amor”, poder colaborar muito com o clube.