Campanha Agosto Lilás traz ações de combate à violência contra a mulher

A campanha Agosto Lilás visa alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

Em Porto Seguro, a campanha trará atividades durante todo o mês, quando a Lei Maria da Penha completa 14 anos de existência. Mesmo após esse tempo, o tema da violência contra a mulher continua atual e assustador.

Estudos recentes apontaram que a situação de isolamento social, devido à pandemia de coronavírus (covid-19), tem potencializado os casos de violência contra as mulheres em todo o mundo. Diante desta realidade, a campanha Agosto Lilás é mais uma forma de levar informação às mulheres, como forma de ajudá-las a romper o ciclo de violência e de trazer maior visibilidade sobre o assunto para toda a sociedade.

A coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), Andrea Comenale, afirma que há mulheres que não conseguem entender violência no ato de ofender e de humilhar que passam, por isso, a campanha trabalha com o tema que busca “defender os direitos da mulher em situação de violência e conscientizar a vítima de que ela não é um objeto, bem como, sensibilizar a comunidade a ajudar a vítima com a denúncia", pontua.

Agenda de atividades

Devido às restrições de aglomerações para evitar o contágio com o coronavírus, a agenda de ações da campanha vai realizar as atividades inovadoras usando plataformas digitais, materiais publicitários e atividades junto à rede de proteção.

Entre as atividades estão lives com especialistas sobre o tema, abordando a Lei Maria da Penha, aspectos psicológicos e sociais, bem como participação com outros órgãos (a convite) em parceria para tratar desse problema tão atual em nosso país e município

Dia 03/08/20 foi realizada live "Os desafios no combate à violência contra as mulheres", a convite do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Eunapólis" as 19h (instagram do CMDM); no dia 07/08, a live CRAM : Conceituando o CRAM e a Violência Contra a Mulher; e em 11/08/20, foi realizada live: Violência contra a Mulher: A Pandemia que não cessa - a convite do CREAS de ITABELA as 12h.

Dia 11/08/20, às 20h - Live "Proteção e Acolhimento de mulheres em situação de violência" a convite da Secretaria de Ação Social de Belmonte (pelo facebook de Itabela);

14/08/20 às 10h - Live CRAM: Quem é o agressor? Pelo insta do CRAM de Porto Seguro;

21/08/20 – Dúvidas frequentes com relação a violência contra a mulher – live;

28/08/20- Lançamento do vídeo: Conversa com Eles (CRAM Porto Seguro).

O que toda mulher precisa saber:

A proteção pode ser solicitada em qualquer delegacia. Para isso, é preciso registrar um boletim de ocorrência e pedir a medida protetiva para a autoridade policial. Nesta etapa, o policial pode requisitar exame de corpo de delito e outros exames. 

Feito o registro, a polícia deve enviar o pedido de proteção imediatamente a um juiz, que tem um prazo de 48 horas para atender a notificação. É o juiz quem vai ordenar como a medida deverá ser cumprida, salvo casos específicos. O descumprimento tem pena de três meses a dois anos de prisão. 


Fonte: Ascom PMPS