21ª Festa Farroupilha será realizada em live solidária, dia 19/09

Quem está acostumado a participar da Festa Farroupilha em Porto Seguro e em todo o Brasil, este ano terá uma experiência diferente. Assim como em outros Estados e especialmente no Rio Grande do Sul, as comemorações serão feitas em formato de lives. Em Porto Seguro, tradicionalmente, o evento é organizado pela Loja Maçônica Força e União. A equipe de coordenação prepara uma programação especial, que será transmitida ao vivo pelo You Tube, dia 19/09 e com participação do público, que vai desfrutar do churrasco gaúcho e poder ajudar na doação de refeições a pessoas carentes.

Para não haver aglomeração, as refeições serão servidas em combos, entregues no local e também através de delivery. O evento reúne a família maçônica da região, a expressiva colônia gaúcha, autoridades e formadores de opinião da sociedade portossegurense para comemorar a decisiva participação da Maçonaria na Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835, no Sul do país. De acordo com o venerável Loja Maçônica Força e União, Selmo Berto, a programação será composta por uma variedade de entretenimentos.

“Convidamos o público para participar e ajudar, se inscrevendo no canal do YouTube. Estamos tentando chegar a mil inscritos.Vamos fazer uma programação mista para entreter o público, além da música regional gaúcha”, diz.  Além de muita música, vai ter quadros com dicas culinárias de como preparar o chimarrão, costela gaúcha, arroz carreteiro e outras receitas tradicionais do Sul, como as sobremesas sagu, abóbora caramelizada e chico balanceado. 

O ingresso para o churrasco custa R$ 80,00 e pode ser garantido clicando no link: http://drivein.dpen.com.br/farroupilha.

Toque nordestino

Selmo Berto destaca que o evento também vai ter um toque nordestino: “como estamos no Nordeste, temos que fazer algumas considerações com as inovações trazidas em função de estarmos na região”. Quem está cuidando da live é Ricardo Rodrigues, da Ricarsom. “Como a programação envolve apresentação de músicos, estão sendo acertadas as questões relativas aos direitos autorais”.

Se no Sul ela é comemorada durante várias dias, em Porto Seguro, um delicioso churrasco Fogo de Chão marca a data anualmente e reúne os amigos. Segundo Zilmar Zanella, ex-venerável da Loja, pioneiro no evento e um dos coordenadores, a forma de realização este ano é totalmente atípica. “Aqui em Porto Seguro fizemos 21 festas, todas presenciais. No Sul, com a pandemia, praticamente suspenderam toda e qualquer manifestação de público. Lá, a tradição é de comemorar durante, no mínimo, uma semana e chega a durar o mês inteiro.”

Na comunidade portossegurense, a Festa Farroupilha começou em 1995, na casa de Zanella. “Reunimos uns colegas e amigos num churrasco, para comemorar o dia do gaúcho e da revolução. O movimento foi crescendo e levamos para um sítio, uma fazenda na BR 367. E depois fomos para a sede da Loja Maçônica Força e União, onde podemos acomodar cerca de 350 pessoas tranquilamente, e de onde vem toda a organização, há cerca de cinco anos”.

Para Zanella, além de lembrar a história da região Sul do Brasil o evento é uma oportunidade de confraternizar. “O gaúcho é muito bairrista, tradicionalista. E a gente viu nisso tudo uma forma de encontrar para comemorar a data. Aqui em Porto Seguro, como muita gente gosta de churrasco, o evento reúne gente de todos os lugares”.