Concursados da Educação estão sendo encaminhados para as escolas

Já estão sendo incorporados à carreira do magistério, os profissionais de educação aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura em 2020. Ao todo são 129 novos servidores, sendo 98 professores e 31 auxiliares de classe, que estão sendo encaminhados para as escolas onde existe demanda.

O assessor jurídico da Secretaria de Educação, Luiz Fernando Leal Cerqueira, explica que as etapas para a efetivação no cargo de servidor público envolvem a aprovação no concurso, nomeação, posse, lotação e exercício da profissão. A última fase é o estágio probatório, quando o servidor fica em análise durante três anos, até obter a estabilidade.

"A lei é muito clara. Quando a posse se verifica nas férias ou recessos escolares, como ocorreu em 2020, os concursados apenas terão o exercício da profissão quando iniciado o calendário acadêmico. E foi isso que embasou a nossa decisão", enfatiza o advogado, salientando o compromisso do município com o cumprimento da lei.

A secretária Dilza Reis afirmou que o setor de RH já está encaminhando os novos servidores para as escolas onde há vagas, para que estejam, junto aos professores efetivos, desenvolvendo o plano de ação para atendimento à comunidade escolar, a partir do dia 08/02/21.


Fonte: Ascom PMPS