Estado abre 2,5 mil vagas de estágio para universitários

O Governo do Estado abriu 2.535 vagas de estágio na administração pública estadual para universitários das redes estadual, federal e privada, por meio do Programa Partiu Estágio. A bolsa-auxílio é de R$ 455 mensais e transporte.

O investimento total do Governo do Estado na iniciativa será em torno de R$ 18 milhões anuais. Para participar, os estudantes devem se cadastrar no site do Partiu Estágio, (http://www.programaestagio.saeb.ba.gov.br/#/app/apresentacao) até 02/05/17. O aluno deve ter idade mínima de 16 anos, estar regularmente matriculado em um curso universitário na modalidade presencial e ter concluído pelo menos 50% da graduação. Depois dessa data, o aluno vai receber uma mensagem do local onde deve se apresentar.

Os estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) terão prioridade no preenchimento das vagas. E, depois, aqueles estudaram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Caso haja empate entre candidatos, um sorteio eletrônico define quem vai preencher a vaga. As vagas não preenchidas pelos universitários que têm prioridade serão sorteadas entre os demais cadastrados.

Ao fazer o cadastro, o aluno poderá escolher até três opções de órgão ou entidade do poder executivo estadual em que tem interesse de estagiar, considerando o quadro de vagas constante no anexo do edital (http://www.secom.ba.gov.br/arquivos/File/EditalPrimeiroEstagio.pdf), além de observar o curso e o município onde estudam. Se não for possível a alocação do candidato em nenhuma das opções indicadas, a Secretaria da Administração (Saeb) fará sorteio, com base nas vagas não preenchidas.

O estudante selecionado para a vaga de estágio receberá e-mail automático do sistema, informando o período em que deverá comparecer ao órgão ou entidade pública estadual. Ele deverá se apresentar no local onde vai estagiar no prazo de até dez dias úteis, a contar da data de recebimento do e-mail.

As regras do Programa de Estágio do Governo e a relação de documentos exigidos no Edital estão no edital. Os estágios terão duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação. O pagamento das bolsas será feito na conta bancária do próprio estudante.


Fonte: Ascom Governo da Bahia - Foto: Mateus Pereira/GOVBA