Marinha doa 100 fuzis ao Governo da Bahia


A Marinha do Brasil doou, em 25/04/17, 100 fuzis do tipo automáticos leves e 200 carregadores à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA). A solenidade foi realizada no Comando do 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, em Salvador. Com estes fuzis, a SSP reforça o armamento das Polícias Civil e Militar.
A doação foi realizada com a assinatura do termo de transferência de responsabilidade. "Eu agradeço a essa instituição, que nos remete sempre a um exemplo de cidadania e disciplina e por esta parceria pela forte relação institucional que mantemos com a Marinha do Brasil. Infelizmente, temos a necessidade das nossas polícias se equiparem com armamentos cada vez mais potentes para fazer frente ao poderio da criminalidade, principalmente aquela relacionada ao tráfico de drogas. Eu acredito que precisamos refundar valores da ética, educação e cidadania. Combater o crime, mas também promover a corrente do bem, que virou slogan da PM, para reconstruir valores sociais importantes", ressaltou o governador Rui Costa.
O armamento fazia parte da reserva estratégica da Marinha do Brasil e passou por revisão e manutenção no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, na cidade do Rio de Janeiro, antes de seguir para a doação. Em 2009 e 2011 também foram doados pela Marinha um total de 350 fuzis automáticos. "Temos mantido relações institucionais parceiras e positivas. Essa harmonia tem contribuído para a promoção do bem-estar do povo desta terra”, afirmou o segundo o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Almir Garnier Santos.
De acordo com o titular da SSP, Maurício Barbosa, embora seja priorizada a prevenção, o serviço de inteligência e a negociação, antes da utilização de armas pesadas, as polícias precisam estar preparadas e aptas para manusear esse tipo de armamento. “Nossa intenção nunca é a utilização das armas pesadas, sem que haja outras oportunidades de realização do trabalho de segurança pública. Mas também precisamos estar preparados para o uso desse armamento, e é por isso que agradeço à Marinha por mais esta doação.”

 


Secom Governo da Bahia e Marinha do Brasil - Foto: Carol Garcia/GOVBA