Publicado edital de concurso para soldados da PM e Corpo de Bombeiros

 

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), dia 16/10/19, edital do concurso para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. São 1.000 vagas para a PM e 250 para o Corpo de Bombeiros, com ingresso em 2020. As inscrições começam dia 21/10/19, pela internet, e a prova, produzida pelo IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), será aplicada no dia 19/01/20.

Além dessas 1.250 vagas já distribuídas, serão providas pela convocação outras 1.250 vagas no ano de 2021 entre os candidatos classificados, totalizando 2,5 mil oportunidades. O concurso tem validade de um ano, e as convocações serão conforme necessidade da administração pública. Com relação às vagas para soldados da PM, 900 vagas estão destinadas a policiais homens e 100 vagas serão para policiais mulheres.

A remuneração será de R$ 3.410,58. O edital exige idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,65 (homens) e 1,55m (mulheres), além de Carteira Nacional de Habilitação B. Serão duas etapas de seleção: uma prova objetiva e outra discursiva, no mesmo dia, com caráter eliminatório e classificatório.

Inscrição

A inscrição custa R$ 70, será feita no site www.ibfc.org.br e vai até às 23h59 de 19/11. As vagas para 2020 estão distribuídas entre as regiões de Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus.

Cargos e provas

Para concorrer aos cargos, é necessário certificado de conclusão do Ensino Médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Se aprovado, o candidato será incorporado aos quadros do Estado como aluno soldado, e vai receber bolsa de estudo no valor de um salário mínimo, até a conclusão do Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A carga horária para ambas as corporações é de 40 horas semanais. As provas serão aplicadas em 19/01/20, em Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba, conforme escolha do candidato.

Para acessar o edital acesse aqui.