Marinha deflagra Operação Verão

Marinha do Brasil inicia Operação Verão 2015/2016, a partir de 18/12/15. Com o slogan “Se liga, você é o Capitão!”, a campanha será realizada nas áreas de maior concentração de embarcações do País por meio dos Distritos Navais, Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências. A ação intensificará a fiscalização do tráfego aquaviário com o objetivo de alertar os navegadores e a população sobre os riscos de acidentes nos mares, rios, represas, lagos e lagoas durante a estação do ano em que aumenta o fluxo de embarcações, principalmente as de esporte e recreio.

Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas (DPC) revelam ser o verão a época em que cresce o índice de ocorrências envolvendo embarcações de lazer. Somente no verão de 2014/2015 ocorreram mais de 50% do total de acidentes registrados até dezembro deste ano. As lanchas e motos aquáticas se destacam nas estatísticas. Nos últimos três verões elas representaram mais de 70% dos casos notificados nas embarcações de esporte e recreio. Os números da DPC mostram ainda que a negligência, a imperícia e a imprudência dos condutores são as causas determinantes mais comuns dos acidentes, levando a colisões ou naufrágios, recordistas entre a natureza das ocorrências.

Para garantir um verão mais seguro, a Marinha vai realizar a fiscalização nos seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

A Operação Verão 2015/2016 incluirá também ações de presença em entidades náuticas e colônias de pescadores, realização de palestras educativas e chamadas na internet com dicas das principais normas de segurança da navegação. Confira algumas delas:

1 - Faça a manutenção correta da sua embarcação;

2 - Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Marinha do Brasil;

3 - Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos os tripulantes e passageiros;

4 - Mantenha os extintores de incêndio em bom estado de conservação e dentro da validade;

5 - Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu iate clube, marina ou condomínio. Leve sempre algum equipamento de comunicação, por exemplo, um celular;

6 - Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;

7 - Se consumir bebida alcoólica, passe o timão para alguém habilitado na categoria adequada e que não tenha consumido álcool;

8 - Mantenha a distância de 200 metros das praias e dos banhistas;

9 - Respeite a vida, seja solidário, preste socorro; e

10 - Não polua mares, rios e lagoas.

A Marinha do Brasil convida a população a participar da Operação Verão. A conscientização é tão importante quanto a fiscalização. Procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua região por meio dos sites www.mar.mil.br ou www.dpc.mar.mil.br e denuncie alguma situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana no mar e para a prevenção da poluição hídrica.


Fonte: Ascom da Marinha