Governo decide manter início do horário de verão para 4 de novembro

O Governo Federal informou que vai manter o início do horário de verão para o dia 04 de novembro, domingo.  O adiantamento já havia sido anunciado (seria no dia 18 de novembro) a pedido do Ministério da Educação (MEC), que usou como argumento o risco de confusão e atrasos dos alunos que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a primeira etapa marcada para 04/11/18.

A decisão foi comunicada no dia 15/11/18, quando o Palácio do Planalto informou que o pedido do MEC não poderia ser atendido. Costumeiramente, o horário de verão começa em outubro, mas com as eleições acontecendo neste mês, foi adiado para novembro.

De acordo com a Agência Brasil, a decisão de manter a data de 04/11/18 veio após estudo de viabilidade feito pelos Ministérios de Minas e Energia e Transportes, que teriam apontado a inviabilidade de nova mudança no horário de verão. A informação foi dada sem mais detalhes.

O que se sabe é que diversas empresas ligadas ao transporte aéreo, por exemplo, criticaram a medida do adiamento. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou que mudar a data acarretaria "sérias consequências" ao planejamento das operações e, consequentemente, aos clientes que compraram suas passagens antecipadamente, o que afetaria cerca de três milhões de passageiros.

Ao Ministério da Educação restou acatar a decisão e informar que vai cumprir a determinação. O MEC está orientando aos estudantes que vão fazer as provas do Enem para que redobrem a atenção com o horário das provas. E que estejam atentos sobre o horário de fechamento dos portões e de início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília. Cinco milhões e meio de estudantes devem participar das provas em 2018. A segunda prova do Enem será no dia 11/11/18.

Bahia não adota mas deve ficar atenta aos horários de bancos e empresas de transporte 

A Bahia não adota horário de verão. Mas alguns serviços mudam devido aos seus sistemas centrais de funcionamento, como é o caso dos bancos. No ano passado, enquanto na capital Salvador o horário de funcionamento do banco era de 10h00 às 16h00, no interior, as agências abriram às 09h00 e fecharam às 15h00. Também as empresas de transporte sofrem influência das mudanças para horário de verão e, por isso, passageiros que vão para outros estados ou que vêm de lá devem ficar atentos aos seus horários de saída e de chegada.

Os estados que adotam o horário de verão são: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.