SecultBA divulga resultado do Ouro Negro

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia divulga, dia 17/12/15, no Diário Oficial do Estado, a relação das entidades contempladas pelo projeto Carnaval Ouro Negro 2016. Com investimento de R$ 4,4 milhões, 94 blocos das categorias afro, afoxé, samba, reggae e de índio terão seus desfiles no Carnaval 2016 patrocinados - integral ou parcialmente - pelo Governo do Estado. Entre os contemplados, estão o Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Muzenza, Alvorada e Apaches do Tororó. O resultado final está disponível no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br).
O processo de credenciamento no Ouro Negro 2016 foi iniciado no final do último mês de setembro, tendo como critérios a adequação ao objeto do edital e a entrega e regularidade dos documentos necessários dentro do prazo estabelecido. Ao todo, foram recebidas 126 inscrições. As 94 entidades contempladas foram aquelas que apresentaram a documentação completa exigida no edital até os prazos para entrega de recursos.
Através do projeto Ouro Negro, lançado pela SecultBA no ano de 2008, e coordenado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), agremiações carnavalescas de matriz africana vêm garantindo a sua sustentabilidade. A Secretaria de Cultura tem promovido uma verdadeira requalificação nos desfiles dos blocos, estimulando a valorização e a preservação da tradição afro no Carnaval, com o desfile com alas e roupas tradicionais, além da renovação dos integrantes destes blocos, com maior presença da juventude. Dentro de suas comunidades, estas entidades contribuem para o desenvolvimento social através da construção de uma cultura cidadã.


Fonte: SecultBA