Música em Trancoso faz concertos gratuitos na praça

Durante os oito dias da 6ª edição do  Música em Trancoso (18 a 25), a paradisíaca cidade do sul da Bahia será  tomada por diversas atividades recreativas e educativas, para visitantes e residentes. Entre elas, dois concertos ao ar livre, que serão apresentados na Praça do Bosque, centro de Trancoso, nos dias 23 e 24 de março. Os jovens bolsistas da nova Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e o maestro Carlos Moreno comandarão o espetáculo.

Os concertos começam às 12h30 e tem duração de uma hora. No da quinta-feira, 23, a Orquestra  executara a peça infantil Pedro e o Lobo, do compositor  ucraniano Sergei Prokofiev. Essa música é muito conhecida por sua função pedagógica, pois permite  ensinar às crianças a sonoridade dos instrumentos. Já na sexta-feira, 24, Grupos e Metais executarão algumas das mais belas composições do repertório clássico : Marcha Radeztky (Johann Strauss), Canzon Piano e Forte (Giovanni Gabrieli), Someone to Watch Over Me (George Gershwin) e Napoli (Herman Bellstedt).

Formada por 62 bolsistas e 15 músicos profissionais, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro fará sua estreia oficial em Trancoso, tocando também nos concertos dos dias 18, 19, 22 e 23 de março, no Teatro L’Occitane. O grupo é regido pelo maestro Carlos Moreno, um grande mestre na área e um dos mais requisitados de sua geração, atuando no Brasil, Europa, Estados Unidos e Ásia.

 

O Música em Trancoso

O Música em Trancoso surgiu em 2012 como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Régis Bittencourt e François Valentiny desejavam realizar um evento que reunisse jovens músicos e profissionais consagrados e, ao mesmo tempo, colaborasse para promover as belezas naturais da região e estimulasse seu desenvolvimento econômico.

 

Com direção artística do Mozarteum, já subiram ao palco do evento mais de 44 mil espectadores e 992 artistas, reunindo intérpretes de reconhecimento internacional de música erudita e popular do Brasil e de várias partes do mundo, além de orquestras jovens brasileiras. As cinco primeiras edições já contabilizaram 121 masterclasses para 1.145 alunos e 98 aulas para 7.589 crianças do Ensino Público.

 

Com duas plateias (coberta e ao ar livre) 1.058 lugares cada, o Teatro L’Occitane também é usado para diversas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se num centro permanente de produção e disseminação cultural. Seu anexo, o Facilities, dispõe de salas de ensaio e aulas, bar, salas de reunião e toaletes.

 

O Mozarteum

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicaisnacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.

 

PROGRAMAÇÃO

6º Música em Trancoso -Teatro L’Occitane

  • 18 de março – Noite Russa
  • 19 de março – Noite Sinfônica
  • 20 de março – Gershwin Piano Quartet

           21 de março – The Oscar Peterson Quartet featuring Gerald Clayton

  • 22 de março – Vocal Six
  • 23 de março – Música de Câmara
  • 24 de março – Música de Filmes e Musicais
  • 25 de março – Noite Italiana

 

*Programação sujeita à alteração