Canto em Trancoso traz oportunidades para jovens talentos

50 estudantes serão selecionados para bolsas integrais, que contemplam uma semana de aulas em Trancoso,com possibilidade de bolsa de estudos na Alemanha. As inscrições podem ser feitas até3 de maio pelo site do Mozarteum

 A terceira edição da academia Canto em Trancoso já tem data para acontecer: 2 a 8 de julho. Os interessados em participar dessa oportunidade profissionalizante podem se inscrever, de 03/04 a 03/05. A academia é mais um projeto do Mozarteum Brasileiro, em parceria com a Chorakademie Lübeck, para fomentar a música clássica no Brasil e dar oportunidades a jovens talentos do canto lírico de se aprimorarem com profissionais estrangeiros, com chancesde estudarem no exterior. As aulas acontecerão em Trancoso - BA, no Teatro L’Occitane. Um concerto de encerramento será realizado no dia 8 de julho, às 18h30,com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro.

 

A seleção para a academia está aberta para jovens entre 17 e 28 anos. As audições serão realizadas por meio de vídeos e uma comissão de avaliação selecionará 50 inscritos para receberem bolsa completa (transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação). Aqueles que não forem selecionados terão a chance de participar das atividades como ouvintes.

 

Como nos anos anteriores, os alunos terão aulas individuais com Rolf Beck, maestro e diretor artístico da Chorakademie Lübeck; com Lucia Duchonova, mezzo-soprano eslovena indicada ao Grammy 2010, na categoria Melhor Vocal;com Francisco Campos Neto, professor da USP;e com o holandês Marcel Boone, professor da HochschulefürMusik, de Basel. Durante os seis dias de academia serão aplicadas técnicas de canto e interpretação e no final será realizado um concerto de encerramento com todos os bolsistas e a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro

 

Os estudantes que mais se destacarem durante a semana acadêmica serão selecionados para uma bolsa de estudos na Alemanha, junto aos cantores permanentes da Chorakademie Lübeck. “Um dos nossos principais objetivos é estimular jovens talentos de todas as nações a se aperfeiçoarem na arte do canto”, explica Rolf Beck. “É uma satisfação proporcionar essa oportunidade aos jovens cantores brasileiros, pois eles terão uma semana inteira de aulas e workshops com profissionais mundialmente renomados; e essa troca de experiência é fundamental para a formação deles”, reforça Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro.

 

Onze jovens das duas edições anteriores da academia foram convidados para estudar na Alemanha, como bolsistas,e garantem que a experiência não fica restrita apenas às aulas: “Aproveitei a viagem para fazer audições em Paris e Stuttgart, estabelecendo contato com outros maestros e estreitando laços para iniciar estudos e trabalhos na Europa”, comenta Bruno de Sá, selecionado em 2015. “Sem dúvida essa atitude de fomentar a educação de jovens artistas é algo inovador e que merece o devido reconhecimento. Espero que eu possa fazer parte de outros projetos e parcerias com o Mozarteum Brasileiro”, completa o cantor.

 

Serviço

 

ACADEMIA cANTO EM tRANCOSO

Chorakademie Lübeck

Rolf Beck, direção e regência

 

Inscrições -50 bolsas de estudos integrais:de 3 de abril a 3 de maio, pelo site do Mozarteum Brasileiro (www.mozarteum.org.br), gratuitas.

Audição:Gravar um vídeo entre cinco e dez minutos, no máximo, com1 ária de Bach ou 1 ária de Händel apenas  ‘ da capo letra A’  e  1 ária de Mozart ou Haydn, comacompanhamento de piano (obrigatório). O vídeo deve ter apresentação pessoal falada em inglês, com duração de dois minutos.

- Data da academia: de 2 a 8 de julho.

- Professores: Rolf Beck, Lucia Duchonova, Francisco Campos Neto (USP) eMarcel Boone (HochschulefürMusik de Basel, Suíça).

Concerto de encerramento com:

Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro

Rolf Beck, regência

Lucia Duchonova, mezzo soprano

Alunos solistas selecionados

Coro

Data:08/07 (sábado), às 18h30.

Ingressos: R$30,00

Local: Teatro L’Occitane

 

APOIO: GroupeL’Occitane, Teatro L’Occitane, Vale + Cultura

REALIZAÇÃO: Mozarteum Brasileiro e Ministério da Cultura

 

Sobre o Mozarteum Brasileiro

36 anos dedicados a projetos educacionais e à promoção da música clássica

 

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko em 1981, o Mozarteum Brasileiro surgiu com o compromisso de levar ao público o que há de melhor no mundo da música. Instituição sem fins lucrativos, tornou-se em pouco tempo uma das mais importantes associações culturais do país. Além da produção de grandes concertos, o Mozarteum Brasileiro desenvolve atividades educativas voltadas ao aprimoramento musical de jovens talentos e à formação de plateias, como as masterclasses, palestras no Clube do Ouvinte, matinês para crianças, concertos ao ar livre e bolsas de estudo que já beneficiaram cerca de 240 jovens com aulas nas melhores academias internacionais. Ao longo de sua trajetória, a instituição já trouxe ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo, como as filarmônicas de Berlim, Viena, Munique e Nova York, além de respeitadas companhias de dança, solistas, grupos de câmara, coros e regentes de prestígio internacional.

 

Sobre a Chorakademie Lübeck

A Chorakademie Lübeck varia em tamanho, dependendo da obra a ser executada e do país onde se apresenta. Mas não varia na busca constante por novos cantores ao redor do mundo. Autônoma, identifica oportunidades para criar um novo e independente perfil, firmando-se como um pool de talentos que visa atingir a excelência. O coral está em seu melhor nível técnico desde 2002, quando começou como parte do Schleswig-Holstein Music Festival. Seus solistas simbolizam uma ideia internacional livre e unificada que vai além de fronteiras e diferenças raciais, motivada pelo senso de filosofia e processo criativo comum.

 

Sobre Rolf Beck

A magnífica premiere mundial de St. Luke Passion, de Penderecki, na Münster Cathedral da Alemanha em 1966, foi decisiva para o então jovem estudante de Direito Rolf Beck perseguir seu entusiasmo pela música clássica. Após se formar advogado, ele começou a estudar com HelmuthRilling e, em 1972, fundou o Marburg Vocal Ensemble, que logo ganhou vários prêmios nacionais e internacionais e se tornou um dos principais corais alemães. Beck também fundou o coral da Bamberg Symphony Orchestra, que teve performance de sucesso similar. Em 2002, como diretor artístico do Schleswig-Holstein Music Festival, criou uma academia coral, que participou de várias turnês na Alemanha e no exterior. Em 2014, o grupo se tornou a Chorakademie Lübeck.

 

 

Press Services Soluções Integradas em Comunicação