Porto Seguro realiza 1º Fórum do Patrimônio Cultural do Sul da Bahia


Nos dias 02 e 03/06/17 foi realizado, no auditório da Câmara Municipal de Porto Seguro, o 1º Fórum do Patrimônio Cultural do Sul da Bahia, que discorreu sobre o tema “Para Além do Descobrimento”. Durantes as discussões, atores locais envolvidos com a cultura, professores e pesquisadores debateram assuntos relacionados à origem da cidade.
O campo de aviação foi lembrado com uma apresentação de fotos e relatos do início do século passado. Na sequência, uma pesquisa muito valiosa sobre o distrito de Vale Verde foi apresentada ao público formado por estudantes universitários, professores e moradores locais. A história de Porto Seguro foi contatada com fatos marcantes e, muitos até, desconhecidos do público. Em seguida, valores da cultura indígena e o resgate da língua “Patxôhã” foram colocados na discussão para reflexão do público sobre a importância da história do Brasil.
No encerramento, foram prestadas homenagens com a entrega do Prêmio de Mérito Cultural a três personagens importantes da história de Porto Seguro: Maria Pinto Bonfim, a “Maria Boneca”; Nilcelia Alves dos Santos, a “Nayara Pataxó”, e a Sérgio Alves dos Santos, o “Serjão”.
Segundo Sérgio Mehlem, superintendente de Cultura de Porto Seguro, “esse momento foi importante para traçar uma nova política de preservação e identificação do patrimônio histórico material e imaterial do município”.
O 1º Fórum do Patrimônio Cultural do Sul da Bahia foi uma realização do Conselho Municipal de Política Cultural de Porto Seguro, Ministério da Cultura – IPHAN, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia).