Música em Trancoso leva concertos nacionais e internacionais à comunidade

 

 

Com o objetivo sociocultural de disseminar a música clássica e proporcionar ao público a experiência única de assistir a espetáculos com renomados artistas brasileiros e internacionais, a organização do Música em Trancoso realizará concertos gratuitos e ao ar livre durante os dias do festival, na Praça do Bosque e em praias do município. O Mozarteum também subsidiará o preço do ingresso para os moradores da região, restrito a pessoas com baixa renda, dando oportunidade para que novas plateias tenham acesso à programação do festival. O valor para a comunidade é de R$20,00 para cada dia de concerto.

Um dos eventos culturais mais importantes do País, a 7ª edição do Música em Trancoso (de 03 a 10/03/18) traz ao sul da Bahia mais de 200 músicos, entre solistas, cantores e integrantes de grandes orquestras, a maioria de reconhecimento internacional. Serão oito noites de apresentações no Teatro L’Occitane.

“O evento consolidou-se também como uma alternativa econômica para a região, gerando negócios e oportunidades de empregos para a população local na baixa temporada, além de ter um inestimável valor sociocultural. Nada mais justo que seus moradores possam usufruir de espetáculos exclusivos e de altíssima qualidade”, afirma Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum.

Programação gratuita ao ar livre

Durante os dias da 7ª edição do Música em Trancoso, a paradisíaca cidade do sul da Bahia será tomada por diversas atividades recreativas e educativas, para visitantes e residentes. Em 2018, o Mozarteum Brasileiro aumentou a programação gratuita do festival, com mais apresentações e aulas ao ar livre, abertas ao público - quatro a mais que nos anos anteriores.

Para as crianças, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro - OAMB fará apresentações no Bosque do Quadrado, com o Grupo de Metais da OAMB, que mostrará ao público infantil as diferentes sonoridades dos instrumentos de metal e sopro. A orquestra executará a peça do compositor ucraniano Sergei Prokofiev, Pedro e o Lobo, conhecida por sua função pedagógica, pois permite ensinar às crianças a sonoridade dos instrumentos.

Também com o propósito de envolver a comunidade local, o grupo de breakdance Flying Steps e a cantora de jazz Brenda Boykin se apresentarão e farão workshops gratuitos. Os dois marcarão presença no Bosque do Quadrado, e o grupo de dança alemão já confirmou uma apresentação de breakdance no Flyclub Trancoso, na praia dos Nativos.

Nas escolas Higina Cristo, em Trancoso, e Eduardo Brigadeiro Gomes, em Arraial d´Ajuda, haverá aulas de iniciação musical para crianças. Essas aulas especiais são conduzidas pelos músicos bolsistas da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e têm o objetivo de mostrar, bem de perto, o mundo da música clássica, para que as crianças se sintam inspiradas e interessadas nos instrumentos e na atuação de uma orquestra.

Mais informações no site http://mozarteum.org.br/ ou pelo telefone: +55 11 3815-6377.

Música em Trancoso

O Música em Trancoso surgiu em 2012 como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Régis Bittencourt e François Valentiny desejavam realizar um evento que reunisse jovens músicos e profissionais consagrados e, ao mesmo tempo, colaborasse para promover as belezas naturais da região e estimulasse seu desenvolvimento econômico.

Com direção artística do Mozarteum Brasileiro, já subiram ao palco do evento mais de 50 mil espectadores e mil artistas, reunindo intérpretes de reconhecimento internacional de música erudita e popular do Brasil e de várias partes do mundo, além de orquestras jovens brasileiras. As seis primeiras edições já contabilizaram 139 masterclasses para 1.234 alunos e 98 aulas para 7.589 crianças do Ensino Público.

Com duas plateias (coberta e ao ar livre) com mais de 1.000 lugares cada, o Teatro L’Occitane também é usado para diversas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se num centro permanente de produção e disseminação cultural. Seu anexo, o Facilities, dispõe de salas de ensaio e aulas, bar, salas de reunião e toaletes.

Mozarteum

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.

Acompanhe toda a programação no Calendário de Eventos do JDS On Line.


Fonte: Ascom MIT