I Festival Internacional de Cinema de Trancoso terá filmes para todas as idades

O distrito de Trancoso, em Porto Seguro, sediará pela primeira vez, entre os dias 21 e 24/10/18, o Festival Internacional de Cinema de Trancoso, com uma programação de quase 50 filmes entre curtas e longas metragens para todas as idades e de todas as partes do Brasil, incluindo também coproduções internacionais.

Nascido do sonho da cineasta e produtora Flávia Barbalho, de Minas Gerais, agora residente em Trancoso, o evento pretender fazer arte, compartilhar arte, mudar vidas e gerar novos filmes. "Nossa ideia é incluir o festival no calendário de eventos de Trancoso e esperamos que realmente se consolide com a vinda de pesos pesados do cinema, participação e envolvimento da comunidade e, claro, um impacto muito positivo para a economia local", explicou a produtora.

Programação

A cerimônia de abertura do evento será na praça do Quadrado e aberta ao público. Os filmes de censura livre serão exibidos na Casa das Festas do Povo de Trancoso e nas paredes do fundo da igreja. As exibições serão gratuitas para toda a comunidade e turistas, e o conteúdo será educativo.

Haverá ainda cursos de cinema com certificados, palestras para idosos e debates com os diretores. Os temas visam uma sociedade mais culta e menos preconceituosa. Já os filmes considerados "proibidos", com censura de idade, serão exibidos no Espaço Trancoso, onde era o Café de La Musique, em frente à praia, mediante compra de ingressos.

"Estamos muito felizes com a realização do Festival nesta importante região do Brasil, em um evento que reúne história, memória, arquivo, cultura, e artes visuais a céu aberto, com uma ativa participação das pessoas da região e de todo o Brasil, atraindo um turismo de alto nível cultural para a região", disse Flávia. Mais informações em www.festivaldecinemaproibido.com