Gestão e mercado do teatro são tema de conversa entre presidente do sindicato de artistas e representantes da cultura

Como parte da programação do 3º Festival de Teatro do Interior da Bahia, representantes da Secretaria de Cultura e Turismo, do Conselho Municipal de Cultura de Porto Seguro se reuniram com o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos da Bahia (Sated-BA), Fernando Marinho, em mesa redonda que discutiu o tema Teatro - Gestão e Mercado. Também participaram alunos do curso de Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e artistas locais e regionais.

Na oportunidade, os artistas expuseram suas dificuldades em estabelecer uma agenda cultural contínua, com valorização do profissional de arte e, consequentemente, seu desenvolvimento. O delegado estadual de Cultura de Porto Seguro, Sérgio Couto, elencou alguns desafios, como a criação e a implementação de um planejamento estratégico que contemple ações efetivas na profissionalização do artista local.

Para o presidente do Sated-BA, Fernando Marinho, os artistas têm “o papel fundamental de não deixar que a gestão engesse” as ações de desenvolvimento da cultura. Ele defendeu a importância do estreitamento da relação com o poder público, para que as políticas voltadas para a cultura promovam a valorização trabalho cultural e da arte como um direito da comunidade.

O 3º Festival de Teatro do Interior da Bahia está sendo realizado em Porto Seguro, com atividades no Centro de Cultura e no Sesc. Clique aqui e saiba mais sobre a programação.