Filha da terra, Yasmim brilha na direção teatral em Salvador

Atualmente, uma jovem cineasta, com iniciação no palco do Centro de Cultura de Porto Seguro, está se destacando na capital como diretora de peças de teatro. Yasmin Müller, de 27 anos, é diretora teatral, atua na área do audiovisual como atriz, diretora de arte, coordenadora do Curso Livre de Cinema (CLIC) e ainda leciona aulas de teatro em Salvador e Região Metropolitana.

Ela nasceu no Rio de Janeiro, mas mudou-se com a família para Porto Seguro aos oito anos de idade, onde passou a adolescência, concluiu o Ensino Médio, estudou canto coral na orquestra sinfônica e iniciou as atividades do grupo teatral “Prosopopeia” do qual fez parte entre 2010 e 2013.

Em Salvador, ela segue em cartaz em 2019 na direção dos espetáculos: “Yerma”, do trabalho de conclusão da graduação em Direção Teatral, em fevereiro deste ano, e “Violeta”. Mas deseja trazer para a Costa do Descobrimento um pouco do seu talento. “Pretendo realizar uma temporada com essas obras em Porto Seguro, afinal foi onde pisei nos palcos pela primeira vez como atriz e diretora”.

Em 2010, apresentou-se pela primeira vez, no Centro de Cultura de Porto e com o espetáculo infantil “Brincando de Brincar”. “A montagem resgatava brincadeiras e cantigas guardadas no baú da memória e utilizava uma linguagem divertida, didática e criativa”, conta a jovem. Nesse mesmo ano, Yasmin adaptou e dirigiu a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, apresentado no Seminário de Literatura do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. A montagem foi convidada para ser apresentada no Centro de Cultura de Porto Seguro, durante o Projeto Kizomba, promovido pelo Instituto Sociocultural Brasil Chama África – ISBA, na V Semana da Consciência Negra.

Divisor de águas

Em 2012 um curso profissionalizante de teatro em Porto Seguro tornou-se o divisor de águas na sua carreira. O Retrate – Requalificação dos Trabalhadores de Teatro, em parceira com o Sated - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões. Concluindo o curso, foi selecionada para audição do espetáculo “Mar Morto”, dirigido por George Vladimir e produzido pela Sitorne – Estúdio de Artes Cênicas. E assim, foi para Salvador. Sendo aprovada na seleção, mudou-se para capital baiana com vinte anos de idade, em busca de capacitação e aperfeiçoamento.

O espetáculo “Mar Morto” foi o primeiro espetáculo profissional que integrou como atriz, em importantes palcos soteropolitanos - iniciando a temporada no teatro Molière, e passando pelos teatros Jorge Amado, Vila Velha e Sesc - Senac Pelourinho. A montagem ficou em cartaz durante um ano e foi vencedora do prêmio Braskem de teatro na categoria revelação em 2012.

Yasmin Müller, concluiu sua primeira graduação no Bacharelado em Artes em 2015 e logo, em seguida entrou no curso de Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral na Escola de Teatro da UFBA. Como estudante de direção, realizou importantes trabalhos, dentre eles, uma adaptação de três obras do autor Bertolt Brecht -“Tríptico de Brecht”.


Fotos: Uri Menezes

Legenda: “Yasmin Müller estreou nos palcos de Porto Seguro e continua brilhando cenário artístico da  capital”