Poetas da Costa do Descobrimento terão obras publicadas

Poetas da Costa do Descobrimento terão suas obras publicadas em um conjunto de livros que divulgarão 1.350 poetas baianos dos 27 territórios de identidade do Estado da Bahia. A iniciativa é do Projeto Bardos Baianos, da Cogito Editora, e tem como organizador geral o poeta e jornalista Ivan de Almeida e articulação geral da produtora cultural Suely Melo.

O objetivo é fomentar a produção poética por toda Bahia, divulgar os poetas e suas obras, cada qual com a sua peculiaridade. O projeto prevê a publicação de 27 coletâneas, uma para cada território de identidade, dentre elas o da Costa do Descobrimento, que já tem 23 inscritos. As inscrições vão até o final de julho ou até que se completem 50 participantes por território. Só podem participar poetas nascidos ou residentes na região.

De acordo com Ivan, o projeto já tem mais de 550 participantes. Ele conta que, com a suspensão de atividades artísticas e o fechamento das estradas devido à pandemia do Covid-19, houve algumas mudanças na agenda. As visitas a cada território tiveram que parar após o decreto do distanciamento social, mas o trabalho continuou durante a pandemia, só que, a partir daí, com as pessoas em casa. “Tínhamos medo de o projeto se dissolver mas percebemos que teve um efeito de explosão de lives, shows virtuais e crescimento no interesse das pessoas. Continuamos nosso trabalho e o projeto se desenvolveu de maneira muito positiva”, diz o coordenador.

Cada livro vai ter um sarau para lançamento. “Acreditamos que para as atividades culturais que envolvam aglomerações, o relaxamento do distanciamento social seja um pouco mais demorado que outros setores. Analisando essa situação, é possível que se faça o lançamento virtual do livro de cada território, mas isso não inviabiliza o lançamento presencial no momento mais oportuno”, afirma Ivan, que prevê a possibilidade do lançamento das obras também em e-books. Por enquanto, as viagens deverão ser substituídas lives no You Tube, com os Saraus Bardos Baianos, em julho.

A coordenação diz que a iniciativa tem ainda o importante papel de mapear a poesia baiana, uma vez que vai publicar essa quantidade expressiva de autores, com “cuidado extremado na revisão para garantir a qualidade dos livros”. Mas a obra, adianta, conterá tanto poetas já conhecidos como novatos e até iniciantes. Como parte da coletânea, eles vão fazer homenagem póstuma a um poeta de cada território, seja ele conhecido ou não. Da Costa do Descobrimento, o homenageado será o poeta Sosígenes Costa.


Foto: Cogito Editora