Estão abertas as inscrições para o minicurso de Turismo Étnico Afro para capoeiristas

Estão abertas as inscrições para o minicurso de Turismo Étnico Afro para capoeiristas

O Projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia está trabalhando com vistas a produzir um livro, um documentário e um portal digital. O livro e o documentário retratarão um pouco da história, tradição, fundamentos e diversidade dessa arte-luta, que é patrimônio imaterial baiano, brasileiro e da humanidade. Capoeiristas vão fazer parte da iniciativa, após passarem por um processo de seleção.

O portal terá cinco sites, trazendo informações sobre a capoeira e seus mestres; mapeamento da capoeira da Bahia; repositório de livros e teses sobre o tema; cursos de formação voltados para capoeiristas; roteiros turísticos da capoeira baiana; e uma loja virtual com a produção de mestres artesãos. As Rotas da Capoeira serão comercializadas por meio do Portal da Capoeira da Bahia. O portal vai abrigar uma loja virtual para artigos produzidos artesanalmente por capoeiristas. O objetivo da loja virtual é ajudar no escoamento e na comercialização direta de produtos de artesãos.

Para tanto, mestre e grupos de capoeira serão preparados, por meio de ações de qualificação que se iniciam com um minicurso de Turismo Étnico Afro que está destinado aos detentores patrimoniais da capoeira que buscam qualificação na área de turismo, tendo como base saberes e fazeres populares representativos da arte da capoeira.

O curso está voltado a capoeiristas em busca da inserção no mercado ou na melhoria dos seus serviços, caso já recebam turistas em seus espaços culturais. Ele objetiva o repasse de conhecimento por via de quatro horas de aulas virtuais, tendo como objetivo final a formatação de produtos turísticos da capoeira.

De acordo com a iniciativa, serão selecionados 15 mestres artesãos. Os candidatos deverão se inscrever, no período de 26/01 a 05/02/21. As aulas acontecem nos dias 08 e 11/02/21.

Executado pela ACEB - Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia, o projeto foi idealizado e construído pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia. Acontece através de chamada pública do IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio financeiro do IPAC, SECULT, Governo do Estado, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

As inscrições devem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWAu0W_nn6s4UjjBN7sJnnq9-A0uHyqnngnEUEGwGvqljZNA/viewform