Abertas as inscrições para o Enem 2020

Exame será realizado nas versões impressa e digital e terá novo recurso de acessibilidade


O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 teve início nesta segunda-feira, 11 de maio, às 10 horas, e fica aberto até 22 de maio. O procedimento deve ser feito na Página do Participante, no site ou no aplicativo do Enem.

Há duas novidades em 2020: o Enem Digital, em aplicação-piloto para 101 mil inscritos, e a utilização de programas eletrônicos para facilitar a leitura de pessoas com deficiências visuais. Nesta edição, o Enem se integra ao portal de acesso único do governo federal.

A versão digital do Enem é ofertada em todos os estados e no Distrito Federal. Apenas os alunos concluintes ou que já terminaram o ensino médio e não precisam de recurso de acessibilidade poderão se inscrever. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação, e não será possível utilizar equipamento pessoal. 

Acessibilidade – Os participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular terão mais um recurso à disposição. O leitor de tela é um aplicativo que possibilita a leitura de textos que estão na tela do computador, ao converter, por meio de voz sintetizada, tudo o que aparece escrito no monitor. O software disponibilizado será o NVDA, e o sistema, o Dosvox. 

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Por enquanto, os recursos de acessibilidade são exclusivos para a prova impressa. Para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. As solicitações para esses atendimentos deverão ser feitas no mesmo período da inscrição, entre 11 e 22 de maio, na Página do Participante, no site ou no aplicativo do Enem.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio pelo mesmo sistema, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais, em 18 de junho.

Isenção – Em atendimento às medidas de restrição social decretadas em razão da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep irão garantir a gratuidade da taxa de inscrição para todos os participantes que preencham os requisitos descritos no edital, mesmo que sem o pedido formal. Para quem não faz parte dos perfis para a isenção, o valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Inscrições – Para quem solicitou isenção da taxa de inscrição, o acesso ao sistema do Enem é realizado com usuário e senha únicos criados no portal Gov.br. É preciso memorizar essa senha, ou anotá-la em local seguro, porque é com ela que o participante vai acompanhar todas as etapas do Enem, incluindo a consulta das notas em 2021, e todos os outros serviços eletrônicos do Gov.br. Quem não solicitou a isenção, fará a inscrição pela Página do Participante e depois terá que fazer seu cadastro no portal Gov.br, para acessar a Página do Participante e acompanhar a confirmação de sua inscrição e de suas solicitações.

Fotografia – Todos os participantes precisam anexar uma foto no sistema para concluir a inscrição. O objetivo é facilitar a identificação e aumentar a segurança durante todas as etapas do exame. A foto deve ser atual, individual, colorida e precisa mostrar bem o rosto do participante, com foco, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

O formato do arquivo pode ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Imagens em formato PDF não serão aceitas pelo sistema.

Enem – A estrutura do exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. O Enem impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro e a versão digital, em 22 e 29 de novembro. Para se inscrever, acesse a Página do Participante do Enem.


Fonte: Assessoria de Comunicação Socialdo MEC, com informações do Inep