Com mudança de clube, Mariana treina forte para tentar vaga olímpica

Ela tem 1,83m de altura, 19 anos, talento e o sonho de representar o Brasil nas Olimpíadas 2020, em Tóquio, no Japão. A portossegurense Mariana Santos Figueiredo, nadadora profissional há cinco, esteve de férias em janeiro na Terra Mater e anunciou que está mudando de clube.Ela, que, em novembro chegou em primeiro lugar nos 50m nado livre no Campeonato Brasileiro Júnior e, em dezembro, no Campeonato Paulista, está fechando contrato com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos/SP, seu terceiro clube.

Não é de espantar que a grande e prodigiosa jovem esteja colecionando bons resultados. Aos 17 anos de idade, ela já havia conseguido uma vaga na Seleção Brasileira de Natação e, ao representar o país, tornou-se campeã mundial nos 50 m livre em Budapeste, na Hungria.Marianaganhou o campeonato mundial quando treinava pelo Curitibano, em Curitiba/PR.

Em 2019 foi para o Esporte Clube Pinheiros, na capital paulista - um dos gigantes da natação brasileira. Mesmo assim, esse ano ela aceitou o desafio de se mudar para o Unisanta, um celeiro de nadadores craques. “No clube anterior eu estava meio estagnada. Por mais que seja muito bom e grande, lá, eu não estava dando o meu melhor.”

A nadadora afirma que já mudou a rotina, mas que é tudo muito novo. “Pretendo treinar bastante para chegar no que eu não consegui em 2019. Eu quero ser melhor, buscar medalhas que eu não consegui e títulos de brasileiro absoluto. Agora, com mais idade, nado com os mais fortes, pessoas mais experientes, mais velhas. E busco até uma vaga nas olimpíadas. Nunca se sabe, né?”

“No Unisanta temos casa e uma perspectiva de salário melhor, além de alimentação e estudos. Este ano vou começar uma faculdade. Marketing ou algo mais relacionado à natação, como Educação Física ou Fisioterapia. Para ser bem sincera, eu ainda estou avaliando”. Ela sabe que a rotina vai ser puxada. “A gente treina de manhã e de tarde, musculação todos os dias, e Domingo é o único dia de folga. Porque o objetivo está logo ali, em abril, que é a competição, então a gente tem que treinar bastante”.

Mariana se refere ao troféu Maria Lenk, de 20 a 28 de abril, no Rio de Janeiro/RJ, uma competiçõesmais tradicionais e importantes do calendário nacional e seletiva para Tóquio.Nesse campeonato, que tem transmissão ao vivo pelo SporTV, ela deve estar em sua melhor forma. Mariana vai disputar também esse ano o estadual paulista e o Troféu José Finkel. “Pretendo pegar seleções, viajar mais ainda pela natação, representar meu país fazendo o que gosto.”

Braço forte na parceria

Para chegar longe, Mariana conta com o patrocínio da Rede Cambuí de Supermercados. Ela afirma quea parceria veio numa hora ótima. “A vida de atleta requer muito dinheiro, muito recurso, um apoio de alguém. E, graças a Deus, eu consegui o apoio do Cambuí para comprar todos os meus equipamentos, material para ter umaperformance melhor. Sou muito grata por ter conseguido!”, agradece a jovem atleta ao Fernando, proprietário do Cambuí.

Segundo Alice Mendes, coordenadora de Marketing do Cambuí, a empresa acredita que o esporte faz a diferença na vida das pessoas. “Na medida que a gente vai encontrando essas pessoas e enxerga um potencial, o Cambuí patrocina”. Alice afirma que expectativa é que o atleta consiga cada vez mais alcançar as medalhas, que represente a região e abra oportunidade para que outros empresários apoiem. “Porque nós temos um número alto de atletas com um potencial muito grande na região e que precisam do nosso apoio”.

Além de patrocinar a nadadora Mariana Figueiredo, a rede de supermercados, em 2019 patrocinou a Meia Maratona e atletas do jiu-jitsu, como Bruno Cardoso, medalhista mundial e campeão brasileiro, além de apoiar o time de futebol de Eunápolis. “Temos buscado, aos poucos, contribuir com atletas de cada região em que nós temos as lojas”.


Fotos: Mariana, aos 17 anos, foi campeã Mundial Escolar nos 50 m livre, em Budapeste, Hungria; e com Alice Mendes, do Cambuí Supermercados, patrocinador da atleta