Baiana é premiada por projeto de reuso de água

A estudante baiana Emanoella Rodrigues, aluna de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, venceu um desafio proposto pela Ambev, ao apresentar uma solução inovadora para o combate à seca na região do semiárido no Brasil.
Ela é integrante do grupo “Palmas Pra Vida”, formado por jovens brasileiros que estudam em Portugal e que desenvolveu um projeto que propõe a reutilização de águas cinzas na comunidade alagoana de Major Isidoro, em Alagoas. Pelo trabalho, Emanoella Rodrigues, Higor Cerqueira, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Guilherme Nascimento e Maryllya Matos, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), vão receber US$ 10 mil para implementação do plano.
De acordo com o projeto, as chamadas águas cinzas, provenientes de processos domésticos, como banho e lavagem de roupa e louça, da comunidade de Major será destinada à irrigação de plantas que alimentam o gado leiteiro da cidade, maior produtora da bacia leiteira do estado. O projeto visa beneficiar tanto os pequenos agricultores quanto a comunidade escolar, que receberá educação ambiental e parte do leite produzido. Para Emanoella, o reuso da água é um tema que ganhou muito destaque no campo ambiental, por ter baixo custo e ser um processo simples. “Pensando nisso, resolvemos participar do “Desafio Água” da Ambev e ajudar uma comunidade que sofre com este problema da escassez. Sinto-me gratificada por saber que nosso esforço e dedicação se tornaram reais com apoio de grandes empresas”, disse.
O desafio é uma iniciativa da parceria entre a Ambev e a BRASA, maior associação de alunos do Brasil no exterior.
O anúncio do grupo vencedor aconteceu na Universidade da Pensilvânia (EUA) durante a BrazUSC, maior conferência para alunos brasileiros que estudam no exterior. Além da premiação, o evento contou também com palestras de grandes líderes brasileiros, como Luíza Trajano, fundadora da Magazine Luíza, Carlos Wizard, fundador da Wizard, e Augusto Nardes, ministro do TCU.

 


Fonte: Ascom Ambev