Ambientalistas se unem pela conservação da Mata Atlântica

Imprimir


Ambientalistas de 10 municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia se reuniram no Centro de Cultura de Porto Seguro, em 04 e 05/09/17, para participar da Oficina de Integração de 10 Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMAs). Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Fundação SOS Mata Atlântica e Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), o evento tem como objetivo identificar oportunidades de ações integradas e complementares entre os 10 municípios que possuem seus PMMAs, potencializando estratégias de conservação e recuperação da Mata Atlântica a nível regional.
O secretário de Meio Ambiente, Bené Gouveia lembrou o compromisso da atual administração em atuar na preservação das florestas em Porto Seguro, que investiu na elaboração do seu Plano desde 2015. O secretário defendeu a integração dos municípios para a conservação e recuperação na apenas da Mata Atlântica, mas também dos recursos hídricos, como o Rio Buranhém. “Estamos em busca de melhores resultados e somente quem tiver seus planos concluídos poderão se habilitar para conseguir recursos junto ao Ministério de Meio Ambiente”, alerta.
O coordenador executivo de Pesquisa e Extensão Tecnológica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, José Augusto Tosato, destaca que os PMMAs foram elaborados de forma participativa e que “o grande desejo agora é que eles se integrem, agregando sustentabilidade ao desenvolvimento regional”. Já o coordenador do Gambá, Renato Cunha afirma que é preciso traçar estratégias concretas de conservação e de restauração daquilo que já foi destruído. “Buscamos uma articulação efetiva entre os municípios, com sensibilização, educação e busca de recursos para implementação de ações que promovam o desenvolvimento rural mais sustentável”, salienta.
Fizeram parte do encontro, além de Porto Seguro, os municípios de Eunápolis, Cabrália, Itabela, Guaratinga, Mascote, Belmonte, Canavieiras, Itagimirim e Itapebi.