Ararinha-azul estará de volta ao sertão baiano

Espécie foi dizimada pelo tráfico de animais

 

Em 2020, a biodiversidade é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05/06, que no Brasil foi instituída a Semana do Meio Ambiente. E, quando se trata deste assunto, o Brasil é o país que exibe a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Uma boa notícia para a biodiversidade é o retorno, em breve, da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) voando pelos céus do sertão baiano. As aves, que vieram da Alemanha, estão sendo preparadas para serem soltas na natureza dentro do Refúgio de Vida Silvestre Ararinha-Azul, unidade de conservação federal que foi criada em 2018, especialmente para abrigar a espécie, na Bahia. Os pesquisadores do ICMBio preparam as maracanãs da região, que ensinarão as ararinhas-azuis a conhecerem o ambiente. Exclusiva da Caatinga, a ararinha-azul teve sua população dizimada pela captura e tráfico de animais silvestres e é considerada uma das espécies de aves mais ameaçadas do mundo. Mas em breve elas passarão, junto com as maracanãs, a voar pelos céus do sertão, repovoando a espécie.

São 334 unidades de conservação federais, distribuídas por todos os biomas. Além de cuidar das áreas de proteção, há toda uma dedicação à conservação e à recuperação das espécies ameaçadas de extinção com pesquisas e planos de ação. São 171.424.192 hectares de áreas protegidas pelo ICMBio e 12.262 espécies avaliadas. Essa riqueza natural atrai milhões de visitas. Só no ano passado, as unidades de conservação receberam mais de 15 milhões de visitas em busca de contato com a natureza.


Fonte: ICMBio