Expedição monitora saúde dos recifes de coral no Sul da Bahia

De 24 a 28/02/21 fevereiro, o Projeto Coral Vivo sai em expedição ao Parque Marinho do Recife de Fora, onde será aplicado o protocolo de monitoramento da saúde dos ambientes recifais Reef Check Brasil. A pesquisa é realizada há mais de 10 anos pelo Projeto Coral Vivo em Porto Seguro, sempre uma vez por ano, em parceria com pesquisadores da UFPE, IRCOS, PNM dos Abrolhos e CEPENE/ICMBio. A expedição é capitaneada por Fábio Negrão, coordenador regional do Reef Check Brasil no Sul da Bahia e coordenador de Sensibilização do Coral Vivo. As saídas acontecerão conforme protocolo sanitário, como uso de máscaras e distanciamento social.

O Reef Check é um monitoramento global de recifes de coral que realiza levantamento em cerca de 150 países desde 1997 e tem como objetivo monitorar a saúde dos corais e relacionar os resultados a eventos globais (mudanças climáticas) ou locais (impactos provocados pela pesca, poluição e turismo) e propor soluções para o manejo.

Os recifes de coral são os ecossistemas marinhos de maior diversidade e abundância de organismos, produzindo uma teia alimentar de grande complexidade. No Brasil, eles apresentam uma fauna muito especial e distinta, encontrada somente no nosso país. 25% de toda a vida marinha depende dos recifes de coral, que são fundamentais para a biodiversidade e para o desenvolvimento sócio econômico. O turismo, a pesca e 10% de toda a produção de comida do planeta vêm dos recifes de coral. Por este motivo, é tão importante monitorar a saúde destes organismos e contribuir para o equilíbrio do ecossistema e da vida no planeta.


Fonte: Ascom Projeto Coral Vivo