Qualidade do ar é tema de estudo em Porto Seguro

A qualidade do ar urbano é de grande importância para controlar a poluição, que pode causar sérios danos à saúde humana. Por conta disso, uma parceria entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal Baiano(UFBA), está realizando um estudo sobre a qualidade do ar de Porto Seguro.

O projeto é coordenado pela Profa Dra. Leila Oliveira Santos CFTCI-CJA/UFSB, em parceria com o Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente-CIENAM/UFBA, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e colaboração do Prof. Dr. Fabrício Berton Zanchi do Laboratorio de Hidrologia e Meteorologia e Profs. Drs. Mário M. da Silva Junior e Sílvio T. Sasaki do CFCAm-CSC/UFSB, Instituto Federal Baiano (IFBA) com o Prof. Dr. Allison Gonçalves Silva e Técnico Leonardo Dias do lab. de Análises Instrumentais e Prof. Dr. Aldenor Gomes Santos da UFGD. Em forma de disseminar o conhecimento, a equipe também conta com a discente da UFSB, Lorena dos Santos e do IFBA, Lazaro Campos e Amanda S. Del Pupo.

Locais

Segundo os pesquisadores, a combustão da matéria orgânica é a principal responsável pela má qualidade do ar atmosférico, como a queima de combustíveis fósseis em automóveis. Ao inalar estes compostos, há a possibilidade de aumento de doenças respiratórias.

“Assim, o principal objetivo deste trabalho é determinar a quantidade e onde são os principais focos, por meio de amostras, a serem coletadas em diversos pontos na zona urbana, incluindo o centro da cidade onde tem grande circulação de automóveis e de pessoas que realizam atividades físicas (IFBA-PS, Shopping Plaza, Cabana Área Beach), abrangendo também a área na base da CIPPA, região mais preservada”, informou o grupo, que compilará os resultados em cartilhas e artigos científicos.


Com informações da Ascom - UFSB

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

A pedido de crianças em vídeo, Terra de Vera Cruz terá área de Lazer

ABAF lança Bahia Florestal 2021

Palestra Dicas Digitais esgota inscrições e agrada participantes

Dia da Limpeza recolhe mais de 2 toneladas de lixo das praias

Construções sem autorização ambiental podem render multa de até R$ 150 mil