Seminário Áreas Protegidas para Prosperar acontecerá em Novembro

Imprimir

A Conservação Internacional (CI-Brasil), por meio de seu Programa “Áreas Protegidas para Prosperar”, e de sua histórica atuação no extremo sul da Bahia, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no âmbito de sua Coordenação Regional 7 (CR-7),  realizarão o seminário “Turismo e Áreas Protegidas para Prosperar”,  que acontecerá no dia 3 de novembro, no SENAC de Porto Seguro, BA.

 O evento tem como objetivo estimular o debate sobre os desafios e as oportunidades da interface turismo e áreas protegidas como instrumento de desenvolvimentos sustentável. Gestores públicos, empresários, acadêmicos, técnicos de ONGs, lideranças comunitárias e estudantes que possuem atuação direta ou indireta com o tema turismo e áreas protegidas são convidados a participar As inscrições são gratuitas.

 A programação contará com personalidades nacionais e internacionais, como Jim Barborak, Co-Diretor do Centro para Treinamento e Gestão de Áreas Protegidas da Universidade do Colorado (EUA); Ana Luisa da Riva, Diretora do Instituto Semeia, instituição que atua na articulação entre o setor público e privado para o desenvolvimento e aplicações de modelos de gestão inovadores e sustentáveis em áreas protegidas; Rafael Ferraz, Diretor da ParqueTur, uma concessionária para investimentos, operação e gestão de Parques e Unidades de Conservação; Rodrigo Medeiros, Vice-Presidente da Conservação Internacional (CI-Brasil); Jorge Madeira, coordenador da Divisão de Serviços de Apoio à Visitação do ICMBio e Humberto Nascimento, Secretário de Turismo e Cultura de Porto Seguro.

 Além desse evento aberto ao público, haverá uma programação direcionada especificamente para os gestores de unidades de conservação, junto com os palestrantes, com intuito de refletirem juntos sobre as possibilidades de inovações para a gestão desses territórios, tendo o tema turismo sustentável como abordagem central. Haverá ainda uma visita técnica ao Parque Nacional do Pau Brasil, o qual será usado como exemplo para essa abordagem, já que a CI-Brasil e o ICMBio estão em parceria desenhando a sua futura abertura ao público.

 O evento “Turismo e áreas protegidas para prosperar” conta com a parceria do ICMBio (CR-7), Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Porto Seguro, SENAC, Instituto Semeia, Caminho Aventura e Estação Veracel.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.conservation.org/global/brasil/Pages/turismo-e-areas-protegidas.aspx Informações através do email tsilva@conservation.org.

 SOBRE A CI-BRASIL

A Conservação Internacional é uma organização brasileira sem fins lucrativos que tem como missão promover o bem-estar humano, fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável para com a natureza, fundamentado em uma base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo, estratégias de política e comunicação ambiental. A organização acredita que a sobrevivência e a prosperidade da humanidade dependem de um modelo de desenvolvimento saudável e sustentável em que a sociedade valorize a biodiversidade, colaborando para a proteção e a gestão sustentável do capital natural. A estratégia tem como objetivo a promoção de práticas de negócios que utilizem o capital natural de forma sustentável, contribuindo para a conservação da biodiversidade e manutenção dos serviços ambientais para o benefício da sociedade. A CI-Brasil, com toda a sua trajetória de apoio a áreas protegidas e seu comprometimento com a região do Extremo Sul da Bahia, onde atua há mais de 20 anos em sólidas parcerias, reitera a sua decisão institucional, neste caso acordada junto ao ICMBio, por meio do Termo de Reciprocidade, em trabalhar pela prosperidade do Parque Nacional do Pau Brasil, bem como das demais seis UC federais da região (PARNA Descobrimento, PARNA Abrolhos, PARNA Monte Pascoal, RESEX Cassurubá, RESEX Corumbau e REVIS do Rio dos Frades).

 SOBRE O ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União. Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federaisgional 7 (CR-7) do ICMBio está sediada em Porto Seguro/BA e apoia a gestão de 29 unidades de conservação (UC) nos estados da Bahia e do Espírito Santo. Em seu conjunto, as unidades abrangem uma área de aproximadamente 920.465,06 hectares e protegem importantes fragmentos dos biomas Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, além de áreas costeiras e marinhas.
Contato: (73)3288-1633 e cr7.icmbio@icmbio.gov.br.