Secretário, subsecretário da SSP e nova delegada-geral da Polícia Civil tomam posse

 

O novo secretário da Segurança Pública, Ricardo César Mandarino Barretto, o subsecretário, Hélio Jorge da Paixão, e a nova delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito foram empossados dia 28/12/20 em cerimônia com a presença do governador Rui Costa, realizada virtualmente, devido ao fato de o novo secretário ter testado positivo para a Covid-19.

Mandarino destacou a importância do respeito à diversidade e da eficiência da polícia. “Quem conhece o Brasil, quem conhece a diversidade cultural, quem é baiano como eu, sabe como é que se deve respeitar a cidadania, sabe que dá para trabalhar com uma polícia humana e eficiente ao mesmo tempo”. Ele falou do combate ao feminicídio, ao racismo e outras práticas.

Sistema Estadual de Segurança Pública

O subsecretário, Hélio Jorge, afirmou que um dos principais objetivos da SSP é a criação do Sistema Estadual de Segurança Pública, “a fim de reunir todas as capacidades existentes na área visando a antecipação frente às ameaças e a coordenação de esforços, quando necessário. Da mesma forma, promover os direitos humanos, por meio dos recursos necessários, respeitando os limites da lei, com diversidade e inclusão”.

Primeira mulher no comando da Polícia Civil

Rui Costa destacou que a nova delegada, Heloísa Brito, é a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil da Bahia e passou a palavra para ela. “Eu assumo a tarefa, talvez a mais difícil de toda a minha vida profissional, de exercer o cargo de delegada-geral, como a primeira mulher a comandar a Polícia Civil do Estado da Bahia em seus 212 anos de existência”.

Segundo Heloísa Brito, a missão à frente da Polícia Civil “perpassa pela qualificação dos nossos servidores, contratação de pessoal, investimento em recursos tecnológicos e aprimoramento da inteligência policial, sem nos descuidarmos do que é mais importante, a proteção e a promoção dos direitos e da dignidade humana”.


Fonte: Secom GovBA