Porto Seguro tem novo tratamento para Hepatite C


O primeiro lote de medicações de ultima geração, as DAD (Drogas de Ação Direta) para tratamento da hepatite C já está disponível pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em Porto Seguro, no Serviço de Atendimento Especializado Ed Aquino. O medicamento de uso oral apresenta importantes benefícios para portadores de hepatite C, entre eles, a redução dos efeitos colaterais e o aumento expressivo na obtenção da cura.
O município é uma das referências na assistência aos portadores de HIV/AIDS e hepatites virais no extremo sul da Bahia, contando com a atuação de uma equipe multidisciplinar.
A hepatite C é uma doença com consequências graves que pode leva à cirrose e ao câncer de fígado. Com o medicamento Interferon, pacientes enfrentavam difíceis situações devido aos efeitos colaterais da droga injetável. Agora, com o uso das drogas de ação direta, a tolerância é muito maior e a eficácia superior.
A coordenadora do departamento DST/AIDS e Hepatites Virais, Beatriz Duarte, explica que poucos municípios no Brasil tem disponibilizado a medicação e reforça a participação direta da administração pública em consolidar a disponibilização do novo medicamento.
Formas de contaminação
A hepatite C é um vírus que se aloja no fígado e o destrói lentamente, levando à cirrose hepática e, na maioria dos casos, ao transplante de fígado. O vírus entra no corpo por meio contato com sangue contaminado. O processo de transmissão ocorre através de alicates de cutícula, seringas contaminadas, relação sexual desprotegida, tatuagens feitas sem a esterilização correta das agulhas, uso de seringas de vidro sem esterilização correta.