Três leitos de UTI Covid estão inoperantes em Porto Seguro

O boletim epidemiológico de Porto Seguro, que diariamente divulga informações sobre as ocorrências de casos da Covid-19, informou, em 30/12/20 que, dos 10 leitos públicos de UTI para tratamento da doença no Hospital Neuroccor, três estão “inoperantes”.

A informação chega num momento em que a cidade está com hotéis e condomínios lotados de turistas, e com festas acontecendo indiscriminadamente, mesmo que proibidas por decreto estadual.

De acordo com o atual secretário de Saúde, Kerrys Ruas, “os respiradores estão com defeito”. Ele afirmou que não foi informado sobre a previsão de conserto ou substituição do equipamento. O boletim do dia 30/12 afirma ainda que, para atendimento a pacientes de Porto Seguro e toda a região da Costa do Descobrimento, dos agora 27 leitos aptos para atendimento, apenas um estava disponível na data.

Casos

Até 30/12, foram confirmados 4.238 casos de pacientes com Covid-19 em Porto Seguro. Destes, 3.800 já estão recuperados, segundo o boletim. 348 pacientes estão em isolamento respiratório; destes, há 08 internados. 46 pessoas aguardam resultado de exame. Desde o início da pandemia na região, em março, o município registrou 82 óbitos pela doença. Em Porto Seguro, dos 31 leitos clínicos para tratamento da Covid, 9 estão ocupados.