Porto Seguro anuncia novo hospital 24h de referência no combate ao Covid-19

 

Dia 02/03/21, o prefeito Jânio Natal, acompanhado pela média Raíssa Soares, secretária de Saúde, Paulinho Onishi (Toa Toa), vice-prefeito e secretário de Turismo, e outros secretários municipais e convidados, anunciou a inauguração de um hospital referência 24H, de atendimento a pacientes de Covid-19.

O hospital, municipal, construído e mantido com recursos próprios, deverá ser inaugurado no próximo dia 22/04/21 (data batizada como aniversário do Brasil), no distrito do Arraial D’Ajuda, para atendimento aos distritos e à sede do município.

O prefeito afirmou que: “este hospital referência não tem qualquer ajuda do governo estadual ou federal e terá um custo superior a um milhão de reais/mês". E que a prefeitura está sacrificando recursos de outras pastas, para cuidar das vidas, "sem contar com um apoio governamental decente e respeitoso", disse. 

Segundo a prefeitura, para administrar este hospital modelo, foi contratada uma empresa especializada, que será responsável pela contratação de todo o pessoal. O hospital devrá dispor de 10 leitos semi-UTI, com respiradores e oxigênio; 10 leitos de enfermaria; 1 aparelho para hemodiálise; 2 médicos 24h na UTI 24/24h; 2 médicos diarista na UTI 24/24h; 2 médicos 24/24h para a enfermaria; médico infectologista; 2 médicos pneumologistas; 2 cirurgiões- gerais; medico nefrologista; 2 coordenadores médicos 24/24h; 2 fisioterapeutas; 2 técnicos de radiologia 24/24h; 8 enfermeiros; 2 enfermeiros coordenadores 24/24h; farmacêutico; nutricionista; 2 assistentes sociais 24/24h; 16 técnicos de enfermagem; diretor médico; mais 20 funcionários na parte administrativa.

Jânio Natal afirmou ainda que “todo este sacrifício é necessário, para que possamos manter uma segurança e uma flexibilidade maior nas atividades do comércio e todo o trade turístico", para resguardar as vidas dos porto-segurenses e a manutenção do emprego e renda.

União para enfrentamento à Covid-19

Em reunião com secretários municipais e integrantes da sociedade civil, para divulgar medidas, foi criada uma comissão especial, que será presidida pelo vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa; essa comissão será o principal meio de entendimento entre o executivo municipal e a sociedade.

O prefeito decretou novas medidas de combate à pandemia, respeitando os protocolos de medidas sanitárias, como o distanciamento social e o uso de máscara e álcool em gel. Determinou a liberação do comércio, da seguinte forma:

- durante o período de 3 a 8 de março, o comércio poderá funcionar das 05h01 às 20h.

- a partir do dia 9 de março, o comércio em geral poderá funcionar das 05h01 às 22h.

Na reunião, foi reiterada a importância de haver fiscalização sobre os protocolos de medidas sanitárias. Além disto, o prefeito tornou oficial que o munícipio de Porto Seguro aderiu ao consórcio de prefeitos para compra de vacinas.

Além das vacinas, Jânio Natal autorizou a secretária Raissa Soares a comprar medicamentos para o tratamento precoce, inclusive anticoagulantes, para serem distribuídos gratuitamente na rede municipal de saúde.


Fonte: Secom PMPS