Estado alerta para risco de nova onda de Covid pós-São João

                                          

Com a proximidade dos festejos juninos, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, tem alertado para os riscos de uma nova onde de Covid-19, especialmente em um momento que o Estado enfrenta altos índices de ocupação das UTIs e considerando também o avanço da variante gama (ou P.1) do coronavírus. De acordo com o secretário, em 2020, houve aumentos de 500% a 800% no número de casos em algumas cidades do interior. Vilas-Boas salienta que o estado não terá condições de absorver no sistema de saúde o resultado de uma onda de contaminação semelhante.

O secretário disse ainda que a pasta já se prepara para uma onda pós-São João, mas fez um apelo "à consciência e ao bom senso" da população para evitar um cenário ainda pior. "Nós estamos muito preocupados com o que acontecerá logo após os festejos juninos, porque, além de haver aglomerações tradicionais nas fazendas, sítios e casas, nós estamos com uma proporção maior de uma variante mais agressiva, que é a chamada variante P1.” registrada inicialmente em Manaus.

De acordo com Vilas-Boas, entre fevereiro e maio deste ano, a variante P.1 se tornou predominante, sendo a responsável pela aceleração do número de internações e elevação do número de óbitos em todo o Brasil, inclusive na Bahia. "Temos uma situação elevada de ocupação das UTIs em todo o estado, superior a 83%. E nós não temos a mesma capacidade de absorver a onda que vai acontecer após o São João como aconteceu”

As autoridades sanitárias recomendam que caso ocorram no período, os encontros devem ser limitados às pessoas mais próximas e em ambientes ao ar livre. "Se tiver que fazer algum tipo de festejo, que faça dentro da sua bolha familiar, com as pessoas com as quais já convive habitualmente, e que faça isso ao ar livre. O convívio ao ar livre reduz drasticamente a chance de contagiar-se com a Covid-19", salientou.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Hospital de Referência Covid-19 é inaugurado no Arraial d´Ajuda

Governo suspende transporte intermunicipal na Bahia durante o São João

Azul anuncia seis novas rotas para Porto Seguro em julho

Aluguel por temporada em condomínios residenciais: polêmica continua

Policlínica Regional de Saúde é inaugurada em Eunápolis