Carreta realiza exames de câncer de mama

A carreta móvel, que conta com 3 mamógrafos, funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, exceto feriados, com a capacidade diária de 210 exames. As mamografias serão promovidas até o dia 20/10. Para facilitar os atendimentos, objetivando alcançar todas as mulheres de 50 a 69 anos, que moram em diferentes bairros e distritos da cidade, e recebem assistência nas unidades de saúde da família, a Atenção Básica de Porto Seguro elaborou um cronograma, com datas, para integrar grupos de senhoras que residem em locais específicos, mapeando toda a cidade.

A Prefeita Cláudia Oliveira, juntamente com a Secretária de Saúde, Edna Alves, foram conferir de perto, na Passarela do Descobrimento, o andamento exitoso das mamografias, na prevenção do câncer de mama, realizado pela carreta de rastreamento, em parceria com o Governo do Estado da Bahia.

Na chegada ao local, a gestora constatou, com satisfação, mais de 100 mulheres sendo atendidas, para a realização do importante procedimento, que contabiliza de 02 a 13/10, a expressiva marca de 1.266 exames direcionados à mulheres entre 50 a 69 anos. Somando-se aos exames já realizados no prestador do município, registramos até a presente data, 3.066 mamografias em Porto Seguro.

"Grande é a minha alegria por contar com projeto dessa magnitude, ampliando e fortalecendo os indicadores no combate ao câncer de mama. Desde a criação do Porto Seguro Rosa, em 2013, o município registra números importantes na oferta de mamografias, a exemplo de 2014, quando foram feitos 4.700 exames nas contínuas ações de detecção precoce da doença", ressalta.

Ascom-Secretaria de Saúde