Caraíva não terá tradicional Carnaval de rua, em fevereiro

O Caraíva Folia, organizador do Carnaval de Rua de Caraíva, distrito de Porto Seguro, divulgou um comunicado oficial pelas redes sociais informando que decidiu não promover, em fevereiro de 2021, o evento, já tradicional na vila. O comunicado foi direcionado aos foliões do Caraíva Folia, moradores, empresários, comerciantes e pousadeiros, mas também é um recado aos turistas atraídos pelos festejos.

De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada após avaliação interna entre os membros do Caraíva Folia e em consenso com o principal patrocinador. E a decisão valerá “mesmo que a festividade seja autorizada em decreto pela prefeitura de Porto Seguro”.

Os organizadores afirmaram: “temos consciência de que estimular a aglomeração neste momento em que ainda não temos uma vacina disponível, que seguimos sem assistência médica suficiente em nossa região e temerosos com relação ao saldo de contaminação por Covid-19 após as festividades de Réveillon, não é uma opção considerada responsável com a nossa comunidade”. Ao final do comunicado, pediram a colaboração dos amigos foliões “para que sigam a mesma postura do Caraíva Folia de não estimular, nem promover aglomerações carnavalescas”. E disseram que, tão logo haja condições de saúde que possibilitem aglomerações com segurança, promoverão uma linda folia na vila.

No Facebook e no Instagram, a maioria dos comentários foi favorável à decisão. “Até quem enfim... Excelente decisão...”, disse a seguidora Eliane Stasevicius. Mas também há quem duvide da eficácia da medida: “o povo vai aglomerar do mesmo jeito que já estão fazendo, infelizmente! O turista não tem respeitado. A maioria deles, pelo menos”, disse a seguidora Kadja Naarah. Já o seguidor @alexasado, do Instagram, questionou sobre a taxa de ocupação da vila: “terá algum controle/limite?”, disse.