Arraial d’Ajuda tem encontro para a Construção do Mapa Estratégico

Na noite d2 20/09, foi realizado o encontro do processo participativo para a Construção do Mapa Estratégico do Destino Arraial d’Ajuda para a Gestão do Turismo – 2021 a 2025, no Eco Resort em Arraial d’Ajuda. Esta foi a primeira rodada, que ainda passa por Caraíva, Trancoso e sede de Porto Seguro (dias 21, 22 e 23, respectivamente).

Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Prefeito e Secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa, os superintendentes de Cultura, Herculano Assis e o de Turismo, Geleia, o Vereador Vinícius Parracho e o moderador do encontro Richard Alves, além da comunidade local e servidores da municipalidade.

Após uma breve explanação sobre os conceitos de Turismo e Gestão dos Destinos, foi realizada uma atividade que envolveu todos os convidados: reunidos em 6 grupos, os participantes fizeram um mapeamento dos principais problemas enfrentados, sugestão de soluções e um opinião sobre a visão de futuro do destino, em três eixos diferentes: Promoção e Comercialização; Melhoria da Oferta Turística; e Gestão e Governança.

Temas

Diversos problemas e soluções foram apresentados, principalmente em relação ao Meio Ambiente e preservação de riquezas naturais; Malha aérea e definição dos turistas do destino; Cultura e patrimônio material e imaterial; olhar social, cultural e ambiental e fomento à educação para o Turismo; e Turismo religioso, cultural e de experiência; identidade e ordenamento; corredores turísticos e Tráfego; comunicação e conectividade, entre outros.

Para o vice-prefeito, apesar de os problemas apontados serem já conhecidos por todos, este encontro legitimiza a vontade do trade e gestão de melhorar o destino Arraial d’Ajuda. “O que queremos é de fato ter um retrato de tudo que é necessário em cada destino, ouvindo assim a comunidade e o trade. Da nossa parte não vai faltar esforço. O que iremos definir agora é o que é de curto, médio e longo prazo, e vamos trabalhar para isso. É importante entender que, a partir de hoje vocês são os verdadeiros guardiões de Arraial d’Ajuda. As ideias aqui refletem o Arraial que nós queremos”, ressaltou.

Já na segunda-feira, dia 27/09, Dia Mundial do Turismo, dando continuidade aos encontros, será realizada a Conferência Municipal do Turismo de Porto Seguro, onde será apresentado o panorama dos destinos, o Planejamento Estratégico, além de ser lançado o calendário anual de Eventos. 


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Dia da Limpeza recolhe mais de 2 toneladas de lixo das praias

Meia Maratona do Descobrimento tem data confirmada

Brasil Ride confirma etapa do Arraial d´Ajuda para novembro

Comunidade de Arraial d´Ajuda se mobiliza pela revitalização da Lagoa Azul

Porto, Arraial, Trancoso e Caraíva têm hotéis premiados pela TripAdvisor