Mapa turístico 2017
Fisio

Diálogo favorece parceria entre Veracel Celulose e pescadores

 

 

 

A estratégia de relacionamento com as associações e colônias de pescadores que fazem parte da rota da barcaça de celulose da Veracel avança com a conclusão de projetos anuais. No mês de março, o Comitê de Pescadores do Extremo Sul da Bahia esteve reunido com a Veracel para avaliar os projetos anuais, esclarecer dúvidas e propor novas ações para 2017. Atualmente, o Comitê representa 17 associações e colônias de pescadores localizadas entre Belmonte e Nova Viçosa; duas  novas associações solicitaram sua inclusão ao Comitê.

Durante a reunião, a Veracel concluiu a entrega dos rádios de comunicação VHS para o grupo. Os rádios fazem parte do projeto de implantação da base de comunicação nas associações e colônias, iniciado em 2015. Este projeto teve como foco principal a segurança no mar e a Veracel se comprometeu a doar equipamentos de rádio comunicação (torre e rádio), computadores e impressoras para todas as associações e colônias de pescadores envolvidas no projeto. Todos os demais item já tinham sido entregues, com exceção dos rádios, que só poderão ser utilizados após a liberação da licença emitida pela Anatel.

O ciclo de ações de 2016, também encerrado, contemplou a regularização jurídica e contábil das associações e colônias, por meio da contratação da Ong Instituto Mãe Terra. “A regularização documental de cada delas é importante para formalizar seu funcionamento e possibilitar acesso a recursos e políticas públicas”, explica Eunice Britto, consultora da Etnos Consultoria, parceira da Veracel nesta estratégia de diálogo ativo com as comunidades tradicionais.

Para 2017, o Comitê apresentou como ação prioritária a regularização e capacitação para habilitação de pescadores. Para isso, será necessária a parceria com a Marinha para avaliar a possibilidade de atendimento a essa demanda do Comitê. Além disso, foi solicitada a ajuda da Veracel na elaboração do Regulamento Interno do Comitê. “Esse Regulamento também será importante para organizar internamente competências, as responsabilidades e ações do Comitê”, destaca Eunice. O grupo entregou à empresa a solicitação para regularização de mais três associações e doação de equipamentos. Essa nova demanda será avaliada pelo Comitê de Demandas Sociais da Veracel para compor o escopo de ação de 2017.

Diálogo ativo

As reuniões do Comitê de Pescadores do Extremo Sul da Bahia com a Veracel acontecem periodicamente como forma de manter o diálogo constante com os pescadores. Este Comitê foi criado após a conclusão do Mapeamento Participativo do Uso do Ambiente Marinho, elaborado em conjunto com as associações e colônias de pescadores. O mapeamento traz informações úteis para iniciativas de segurança dos pescadores e para a preservação da fauna marinha.


 

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Veracel

 

 

 

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

Site desenvolvido em Software Livre
Jornal do Sol | Todos os Direitos Reservados