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Comércio local aposta no contato com o cliente para superar a internet


Em tempos de concorrência acirrada entre o comércio estabelecido e as vendas pela internet, empresários de Porto Seguro de lojas de móveis, informática e viagens, por exemplo, apostam no relacionamento direto com o cliente como principal arma para enfrentar essa acirrada concorrência. De acordo com Sidney Pereira, diretor da Teleinfo 2000, entre os atrativos oferecidos pela sua loja, em primeiro lugar está o próprio produto, que o cliente pode ver, pegar, sentir.
“Temos vendedores experientes para atender as necessidades de cada cliente e técnicos qualificados, prontos para sanar qualquer dúvida”, garante. O atendimento se estende à garantia de diversas mercadorias e, em caso de defeito, a assessoria no encaminhamento ao fabricante ou à assistência técnica autorizada. A loja, instalada no centro da cidade há 18 anos, tem showroom com grande variedade de itens à venda, em ambiente climatizado e mesas para atendimento personalizado. O pagamento pode ser feito através de cartão de crédito/débito, boletos bancários e cheque.
Outros serviços disponíveis no local e que as lojas virtuais não oferecem, é a consultoria na hora da venda, sobre o funcionamento do produto, voltagem, instalação e outros aspectos. Sidney alerta que todos os produtos têm nota fiscal, garantia de fábrica e de procedência. “Muitos consumidores buscam na loja física por produtos iguais aos que viram na internet, no entanto não levam em consideração os custos de uma loja, que mantém empregos locais, fatores de garantia etc. Mas quando percebem que em muitos produtos a diferença de preço fica por conta do frete, compram na loja mesmo.”

Relação de confiança

A publicidade constante, as promoções e a comercialização de passagens aéreas e pacotes de viagens através da internet pelas grandes operadores e companhias aéreas afeta bastante e exige uma nova postura por parte das agências de viagens e operadoras locais. Mas, segundo Adelmo Ribeiro, diretor geral Adeltour, o atendimento e agilidade nas soluções dos problemas corriqueiros e as operações de câmbio são os grandes atrativos para o cliente que vai até a loja. Com uma grande tradição e credibilidade em Porto Seguro, sua empresa continua se mantendo na liderança do setor.
No segmento de móveis, o empresário José Armando Ferreira, do Mundo dos Colchões, afirma que é necessário estabelecer uma relação de confiança e proximidade com o consumidor. “A gente estava com a linha de eletros, mas estávamos concorrendo com as grandes lojas. Enquanto eu comprava 10 geladeiras, o grande comprava 1.000. Passamos por vários dificuldades, mas somos um dos maiores compradores e vendedores de colchões na região. Temos um produto de qualidade”, assegura.
Também há 18 anos no mercado e atualmente contando com quatro lojas na região, Armando conta que precisa ter foco e persistência. “É importante acreditar em si mesmo. Não se intimidar pela dificuldade. Quando você compra aqui você ajuda sua cidade, porque as empresas de fora não investem na cidade”, enfatiza. Ele afirmou que com a especialização em um produto foi mais fácil para que o negócio fosse adiante. Focar na fidelização e realização do cliente, com excelência no atendimento e criar laços com ele são a chave para o sucesso desse empreendimento.

 

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