Mapa turístico 2017
Fisio

Produtores querem triplicar o consumo de frutas no Brasil

O Brasil é o terceiro produtor mundial de fruticultura; assim mesmo, o consumo de frutas no país ainda está bem abaixo do recomendado pelo OMS (Organização Mundial de Saúde). A constatação é do presidente da comissão organizadora do XXV Congresso Brasileiro de Fruticultura, Abel Rebouças São José. Realizado de 11 a 15/09, em Porto Seguro, o evento reuniu pesquisadores nacionais e estrangeiros, além de produtores, estudantes e professores universitários, produtores e representantes da área industrial, discutindo os avanços e desafios da fruticultura no país.

 

 De acordo com Abel Rebouças, que é produtor de abacate, professor universitário e ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o brasileiro consome uma média de 150 gramas de frutas por dia, enquanto a recomendação da OMS é para 400 gramas/dia. “Recentemente estão sendo bastante difundidas informações sobre os benefícios das frutas para a saúde, por suas propriedades antioxidantes, capazes de prevenir uma série de doenças, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer”, salienta. Segundo ele, o aumento do consumo irá refletir diretamente no incremento da produção e na melhoria da qualidade. “O consumidor não está disposto a consumir frutas que não sejam bonitas, saborosas e limpas, como as que produzimos no Brasil.”

 

Este e outros assuntos, como a automação no campo e a escassez de água no planeta foram discutidos durante o congresso, realizado, há quase 50 anos pela Sociedade Brasileira de Fruticultura.  “Temos regiões mais secas no Brasil, que necessitam de irrigação. Sabemos que a água hoje é um bem escasso e um grande desafio para o futuro é utilizá-la na produção, sem desperdício e com responsabilidade”, alerta. A evolução tecnológica e os resultados de pesquisas recentes da Embrapa na produção de frutas como o abacaxi e a banana, também foram apresentados.

“O congresso atingiu as nossas metas, de congregar os interessados na fruticultura no Brasil, difundindo informações relevantes e buscando novos caminhos para que ela seja mais competitiva, com mais produtividade e melhor qualidade”, resume o presidente do congresso. Abel Rebouças acrescenta que todas as informações apresentadas durante o evento são compartilhadas com os participantes e demais interessados no assunto. “A expectativa de vida no Brasil mais que dobrou em um século. Para viver mais e melhor, temos que ter uma vida saudável, o que passa também por uma alimentação de qualidade. E as frutas são parte fundamental de uma dieta saudável”, resume.

 


Hilda Rodrigues (MTB 4262)

Assessoria de Imprensa 

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

Site desenvolvido em Software Livre
Jornal do Sol | Todos os Direitos Reservados