Vai viajar? Saiba o que levar na sua mala de inverno!

PUBLICADO NA EDIÇÃO 410 DO JORNAL DO SOL

 

Para facilitar a vida, trouxe pra vocês algumas dicas básicas na hora de escolher o que levar na bagagem e evitar peso desnecessário. O ideal é montar seus looks com antecedência. Não deixe para fazer isso durante a viagem, assim você economiza tempo e leva exatamente aquilo que vai precisar na mala. Escolha peças que combinem entre si. Uma dica preciosa: para cada parte de baixo, duas de cima.

Invista nos acessórios, eles modificam qualquer visual e quase sempre ocupam pouco espaço.  Você pode ousar o quanto quiser nesse quesito, mas quando se tratar de roupa, opte por cores básicas como preto, branco e nude. São mais fáceis de combinar. 

Se for para o Exterior, deixe um espacinho na mala para as compras. Em alguns casos é mais vantajoso deixar para comprar peças como sobretudos e trench coats, por lá.

Então, vamos à lista para uma viagem de 05 a 07 dias:

04 calças - 02 jeans, 01 legging e 01 de tecido (de cor escura de preferência, pois sujam menos).

02 vestidos - Um para a noite e outro para o dia.

04 blusas de manga longa de malha - Importante na hora de aplicarmos a técnica das três camadas ou "casca de cebola": Blusa de manga longa de malha para bloquear a transpiração e manter a temperatura do corpo, suéters ou cardigãs para aquecer e sobretudos ou trench coats para proteger dos ventos, neve, etc.

02 camisas de manga para a noite - Deixam o visual mais arrumado.

02 suéters ou cardigãs - Ficam bem com tudo: calça jeans, vestido, legging...

01 trench coat ou sobretudo - Essenciais para os invernos mais rigorosos.

01 casaco de lã.

02 cachecóis, 02 lenços/ou pashiminas, 01 par de luvas - Não leve mais que isso porque com absoluta certeza você encontrará uma infinidade deles para comprar no seu destino. 

04 pares de sapato - 01 par confortável para suas andanças e de preferência que dê pra usar com meia: tênis, oxford, sapatilhas, botas de cano curto; 01 par social para noite; 01 de botas de montaria (são ideais para o dia) e 01 par de botas de cano longo com salto se preferir, para a noite, já que provavelmente andará pouco. Pra ocupar menos espaço ainda, o ideal é viajar já calçada com um deles.

Lingerie/pijamas - Esse item fica a critério de cada um, por se tratar de roupa íntima. Mas dependendo do destino da viagem, recomenda-se um pijama de manga longa de flanela.

03 meias calças grossas e 04 pares de meias curtas.

02 bolsas - Uma grande que será sua companheira de viagem e uma para noite. Há quem prefira levar uma pra ser usada a tiracolo. Sem problema.

01 nécessaire com produtos de higiene e maquiagem.

01 nécessaire com colares, anéis, brincos, pulseiras, etc.

Se sua mala não tiver aquela repartição própria para sapatos e lingeries, utilize saquinhos para acondicioná-los, assim, não irão se misturar com as roupas. As blusas de manga podem ser colocadas em rolinhos, pois não amassam e assim ocupam menos lugar na mala. Os casacos pesados podem ser colocados esticados embaixo de todas as roupas, diminuindo o volume dessa forma.

No mais, é só aproveitar sua viagem!


Mariana Guerra é mineira que mora na Bahia, consultora de imagem e criadora do blog No meu armário tem