Guarda-roupa inteligente

Publicado da edição 421 do Jornal do Sol

Montar um guarda roupa inteligente, à primeira vista, parece uma missão um tanto quanto complicada. Principalmente para as mulheres. Se formos nos deixar levar pelo apego ou pelo lado sentimental da coisa, aí sim é que parece uma missão quase impossível. Mas, darei algumas dicas que facilitarão a montagem de um armário prático e funcional. Vale lembrar que aqui não se segue uma regra, até porque seu armário deverá refletir seu estilo pessoal e individualizado e servirá, sobretudo, para que você tenha menos dificuldades em montar combinações no seu dia a dia, otimizando inclusive, seu tempo. Então vamos lá:

1) Antes de sair para as compras (quando necessário, claro) faça o gerenciamento de suas roupas, ao menos duas vezes ao ano (uma no início do Verão e outra no início do Inverno). Tire tudo do armário e olhe peça por peça, julgue se realmente está precisando daquilo e se vai efetivamente usá-la. Feito isso, analise as condições das peças, se ainda te serve, se consegue usar no seu cotidiano, se ainda estão em bom estado e se vale a pena mantê-la no seu guarda roupa. Lembre-se que o consumo consciente engloba várias etapas e passar adiante, seja num bazar ou doação, é fazer parte desse processo de forma inteligente.

2) Invista em peças de qualidade. Não é quantidade e sim qualidade! Você às vezes paga um pouco mais por aquela peça, mas devido a sua qualidade e versatilidade, usará por muito mais vezes.

3) Dê preferência a peças atemporais, coringas; ou seja, peças clássicas que jamais sairão de moda.

4) Opte por peças que combinem entre si. Ao adquirir alguma roupa, dê preferência para aquilo que poderá ser usado com o que você já tem. Dessa forma, você consegue fazer muito mais combinações. Acredite, uma única, uma única peça pode se transformar em vários outros looks se coordenada da maneira correta.

5) Coordene de forma proporcional. É sabido que a peça que observamos primeiro em um look é a peça de cima, ou seja: camisas, camisetas, T-shirts. Portanto, ao comprar algo, dê prioridade a elas. Trabalhe na proporção de três a cinco partes de cima para cada parte de baixo. Dessa maneira, conseguirá fazer combinações incríveis e diversas.

6) Invista em acessórios! O acessório tem o poder de transformar qualquer visual. Colares, bolsas, sapatos, lenços, todos eles podem ser utilizados de maneira coordenada conferindo um ar de diversidade ao mesmo look.

7) Conheça seu estilo! Se conhecendo, conhecendo suas necessidades cotidianas e sua rotina, você fará aquisições mais assertivas. A consultoria de imagem considera como sendo sete os estilos universais. E que cada indivíduo pode ter em si até três deles, tornando-se assim uma pessoa única. Defina seu estilo, torne-se alguém mais confiante ao conhecer suas qualidades e defeitos, e use isso a seu favor em todos os setores da sua vida.  Moda consciente é moda inteligente!


Mariana Guerra é mineira que mora na Bahia e consultora de imagem