Incêndio coloca em risco Reserva da Jaqueira e a vida de indígenas que moram no local


Um incêndio no início da tarde de quarta-feira, 13/09/17, colocou em risco a Reserva da Jaqueira, na Orla Norte de Porto Seguro, e a vida índios que moram ali com suas famílias. Segundo o Tenente Enrico, do 6º Grupamento de Bombeiros Militares, alguns deles informaram que tudo começou quando uma moradora colocou fogo para limpar uma área de terra, mas perdeu o controle.
As chamas se alastraram para o pântano, tomando proporção de incêndio. O tenente informou que a extensão chegou a uma linha de fogo de 500 metros. A preocupação do Corpo de Bombeiros era que o fogo passasse para a mata de reserva. O incêndio só foi totalmente apagado por volta de 01h00 de quinta-feira (14/09/17), devido à dificuldade encontrada na operação, já que houve necessidade de entrar no pântano. “Entramos no pântano e a água na altura do joelho dificultava o trabalho”, disse o tenente, que informou que a técnica utilizada foi a mesma usada para exterminar incêndios no cerrado, com utilização de abafadores, que aproveitam a água do próprio pântano.

A Reserva da Jaqueira fica a 30 km de Porto Seguro, possui cerca de 800 hectares e é onde vivem muitas famílias de índios Pataxós. Durante todo o ano, recebe visita de turistas, estudantes e ambientalistas, para conhecer o local.


Fotos: 6º GBM