UFSB divulga nota sobre exoneração do reitor e andamento das atividades

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) divulgou, em 02/10/17, uma nota oficial sobre o pedido de exoneração do cargo de reitor da instituição, apresentado pelo professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, em 29/09/17. A nota também esclarece sobre o andamento das atividades na universidade.

Segundo o documento, a informação sobre o pedido de exoneração de Naomar Filho foi dada em reunião extraordinária do Conselho Universitário (CONSUNI), em 29/09/17.  Na condição de vice-reitora no exercício do cargo de reitora, Joana Angélica Guimarães da Luz afirmou que as atividades permanecem normalmente na instituição. “Todas as decisões tomadas pelo Conselho Universitário serão devidamente encaminhadas e aquelas que ainda não foram deliberadas serão objeto de discussão nas próximas reuniões”, disse.

Entre as ações urgentes, a vice-reitora destaca os encaminhamentos dos processos de colação de grau dos formandos 2017.2, de migração para o segundo ciclo e do cronograma de escolha de dirigentes (com resolução aprovada em 18/09/17).

Ainda segundo o texto, Joana Angélica salienta que todos os encaminhamentos têm como base o princípio da legalidade e legitimidade, seguindo encaminhamento feito pelo CONSUNI, como instância deliberativa máxima da instituição. Todo o ordenamento das questões acadêmicas e administrativas, realizado por meio de resoluções que regulam as ações da instituição, a exemplo da criação de cursos de primeiro, segundo e terceiro ciclo, estabelecimento de Políticas de Ações Afirmativas, Políticas de Sustentabilidade, são alguns exemplos citados pela vice-reitora.

“Continuaremos a trabalhar com a inclusão através da ampliação e aprimoramento dos Colégios Universitários, da política de cotas, que deve ser ampliada e aprimorada. Por fim continuamos a seguir o caminho da universidade inclusiva e inovadora sem mudanças significativas que não passem por uma ampla discussão com a comunidade”, assegurou a vice-reitora. Esse trecho da declaração é feito em alusão à alegação pelo professor Naomar, em carta aberta à comunidade (confira aqui alguns trechos), de que um golpe o teria feito decidir pela saída. Na carta aberta, ele afirma que há um boicote a "inovações curriculares de maior potencial inclusiva", dentre outras medidas, a diminuição de vagas em curso na área de saúde, e articulações políticas com vistas à sua substituição, por meio de uma eleição excludente, contrária ao estatuto da universidade.

A reação à notícia de exoneração do professor Naomar Filho foi recebida com surpresa pela comunidade porto-segurense. No site da UFSB, há manifestações de diversos pontos de vista referentes à exoneração do ex-reitor.