Índios Pataxó fazem manifestação no HDLEM

Índios Pataxó ocuparam a recepção do Hospital Luís Eduardo Magalhães em Porto Seguro, na sexta-feira, 12/01/18. Eles protestam contra o atendimento prestado a três indígenas da etnia, que morreram esta semana.

Em nota, o cacique Zeca Pataxó se pronunciou, pedindo investigação dos três casos. Os três índios da etnia que morreram são: Rosilda Serino,46 anos, Nelza, 54, irmã e prima de Zeca Pataxó, e Nerivaldo Batista, 47.

Veja a nota na íntegra:

"Hoje o Povo Pataxó, mais uma vez está de luto e não podemos mais nos calar diante de tanto descaso quanto aos indígenas atendidos no Hospital Luís Eduardo em Porto Seguro. Dentro de três dias, três indígenas foram a óbito sem receber o atendimento devido. Um profissional de saúde que veio buscando atendimento com uma dor abdominal e foi medicado e liberado, dois dias depois retornou com o quadro agravado e só realizaram exame para investigar dois dias depois, e o paciente foi a óbito.

A segunda, uma idosa cadeirante que entrou e demorou horas pra ser atendida; e quando foram olhar pra ela, sentada em uma cadeira, já estava morta. A terceira, uma paciente que entrou há sete dias no hospital com dor na coluna, e agora o hospital diz que morreu de infecção e infarto. Esta terceira é minha irmã e hoje pela manhã foi visitada pela família e passava bem. A médica tinha descartado a hipótese de infarto e agora, na hora da notícia da morte, informaram que houve, sim, dois infartos. 

Precisamos de mais respeito!

As famílias merecem esclarecimentos antes de acontecer os óbitos!

Nossa reivindicação é pacífica mas precisamos de respeito!

Quero agradecer a todos os profissionais da Sesai, que tem dado todo apoio às famílias indígenas."

Foi solicitada uma perícia para investigar as causas dos óbitos. O resultado deverá sair em 30 dias. Até o momento, a direção do hospital afirma que, em relação ao atendimento, nada de errado foi constatado.