Atletas de 22 nacionalidades disputam 9ª Brasil Ride em Porto Seguro

A abertura oficial da 9ª edição da Brasil Ride aconteceu no domingo, 21/10, com café da manhã oferecido aos atletas e parceiros, no Hotel Saint Tropez, em Arraial d’Ajuda. A programação da manhã também contou com homenagens aos “guarinis” (competidores que já participaram de três ou mais edições da prova) e, a fim de deixar um legado social, o organizador do evento, Mário Roma, apresentou a campanha de doação de livros desenvolvida junto aos participantes.

Num ato social simbólico, o primeiro exemplar foi entregue para a secretária da Educação, Janis Alves para professores e alunos da Escola Municipal de Arraial d’Ajuda. A campanha também promoveu visita de atletas à escola e os alunos participaram de palestra sobre a importância do esporte, Mountain Bike e conversaram sobre o dia a dia dos competidores.

Competição

A largada aconteceu às 13h, partindo do Uiki Parracho, contando com 21 km no entorno de Arraial d’Ajuda, sendo 4km em área urbana e os outros em trilha. Na segunda, 22/10, os atletas vão para Guaratinga. Eles retornam para Porto Seguro na quinta-feira para a etapa mais longa, de 140 km de pedal. Na sexta-feira há o Cross Country, em um circuito de 8 km e quatro voltas. O encerramento da comepetição será no sábado com 44 km de prova.

A maior ultramaratona de MTB das Américas é considerada uma das mais difíceis provas por etapas do mundo. Neste ano, conta com 540 incritos de 22 nacionalidades diferentes, número record na história do evento.


Grandes nomes

A competição reúne diversos campeões olímpicos, mundiais e continentais nos mais diferentes níveis. Um deles é o campeão mundial de MTB, Henrique Avancini, e, para ele, voltar à Arraial d’Ajuda é muito agradável para ele e, correr neste ano como atual campeão é muito especial. “Minha expectativa é a melhor possível, porque estou muito bem preparado e tenho um parceiro, o alemão Manuel Fumic, também muito capaz”, frisou.