Nuvem negra e temporal assustam a Costa do Descobrimento

Uma nuvem negra nunca vista antes em Porto Seguro se formou no sábado, 08/12/18, partindo da Orla Sul - Trancoso e Arraial d’Ajuda - para a Orla Norte - Centro e em direção a Santa Cruz Cabrália. Acompanhado de uma forte ventania, o fenômeno causou chuva intensa e muito alagamento na Costa do Descobrimento.

A nuvem negra se instalou no Centro por volta do meio-dia, cobrindo todo o município e mudando rapidamente o cenário do dia que amanheceu ensolarado. O fenômeno, chamado de cumulonimbus, pegou a população de surpresa e causou admiração e medo, ao mesmo tempo.

Segundo moradores, o vento que acompanhou as chuvas do sábado destelhou algumas casas no bairro Vila Vitória e na Vila Parracho. Também foram registradas quedas de algumas árvores, nos quintais e nas ruas. Quem estava na orla mal conseguia ver o limite entre o mar e o céu, tamanho o nevoeiro. Ondas altas e ressaca foram registradas mas mesmo assim, muitos banhistas arriscaram entrar na água. 

Em Eunápolis, fortes ventos e até um pequeno, mas assustador tornado, causaram pânico e o destelhamento de casas. Pessoas flagraram o momento em que parte da cobertura de um supermercado foi arremessado para fora do telhado. 

Durante o domingo, dia 09/12, as chuvas deram uma trégua, mas voltaram à noite e especialmente na madrugada. Em Taperapuan, em ruas paralelas à do Telégrafo há pontos alagados impedindo a passagem de pedestres.

Em Porto Seguro, a previsão para este segunda-feira, 10/12, é de céu nublado com pancadas de chuvas leves e temperatura média de 26 graus, com ventos de 8 km/h. Já, para Eunápolis, é de chuva, temperatura média de 24 graus e ventos a 13km/h.


Fotos: Urbino Brito, João Cordeiro e WhatsApp Jornal do Sol

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

© 2019 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade