Balão intragástrico para perder peso já está disponível em Porto Seguro

 

A capixaba Bianca Balarini, 32, encontrou em Porto Seguro um procedimento que está mudando a sua vida. Para ela, que pesava 64 quilos antes de engravidar, tornou-se urgente encontrar um meio de reduzir os 34 quilos adquiridos na gestação. Durante os três primeiros meses de amamentação, Bianca perdeu cerca de 22 kg, mas estava com dificuldade para ficar em paz com a balança. A advogada resolveu então procurar um gastroenterologista para resolver esta questão de forma saudável.

Foi aí que, após algum tempo de procura, optou pela implantação do balão intragástrico. Trata-se de um procedimento menos invasivo do que a cirurgia bariátrica e, consequentemente, mais rápido e indolor. “Acredito que tenho um quadro de compulsão. E o procedimento é também uma maneira de ajudar na reeducação alimentar”, observa.

O especialista em Gastroentelogia e Endoscopia Digestiva Alta, André Engelhardt Lorenzon, que desde o mês de agosto realiza o procedimento em Porto Seguro, explica que o tratamento envolve uma técnica que consiste na implantação de um balão no interior do estômago, ocupando em torno de 40 a 60% do órgão, o que leva à saciedade, facilitando a perda de peso.

É um procedimento indicado para pacientes com excesso de peso e índice de massa corporal (IMC) acima de 27kg/m2. Segundo o médico, pode ser utilizado nos diversos graus de obesidade, inclusive a mórbida. “É uma indicação também para pacientes que precisam emagrecer para fazer a cirurgia bariátrica”. O método é menos invasivo, de rápida execução, sem cortes nem internação.

“O paciente é sedado de forma convencional, e, por via endoscópica, é introduzido um balão de silicone em seu estômago, que é preenchido com soro fisiológico e corante azul”, esclarece Dr. André. Desta forma, já cheio, ele vai dar saciedade precoce ao paciente. Junto com o soro vai o corante azul dimetileno, porque se o balão vazar, o sinal será dado por meio da cor verde na urina do paciente, o que indicará a necessidade de novo procedimento para troca do balão.

Resultados animadores

Bianca passou pelo procedimento no dia 30 de agosto, quando estava com 78 quilos. Ela conta que, além de diminuir a quantidade de alimento ingerido, na primeira semana seguiu uma dieta líquida. Na segunda, já ingeriu alimentos pastosos e na terceira, já pôde se alimentar com uma dieta com proteína, porém pouco calórica. Também voltou a fazer atividade física. “Senti meu corpo desinchar e já perdi cinco quilos. Estou mais animada para fazer exercícios físicos, porque agora vejo os resultados.”

De acordo com cada caso, o paciente pode escolher o tratamento, com duração de seis ou 12 meses. Durante o tratamento, explica o médico, “é muito importante que o paciente seja acompanhado por nutricionista, psicólogo e educador físico”, porque para alcançar o objetivo de emagrecer com saúde, ele terá que adotar algumas mudanças na rotina, como praticar atividade física, ingerir alimentos saudáveis e apenas o necessário para se manter saudável.

É o que está fazendo Bianca, que optou pelo tratamento de um ano, tendo acompanhamento de nutricionista e educador físico e vai iniciar com psicólogo. A colocação do balão intragástrico ainda não entrou na relação de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e nem pelos planos de saúde. De acordo com Dr. André Lorenzon, não é autorizada a divulgação de valores pelo CRM. Para maiores informações, entrar em contato por WhatsApp (73) 98136-9341.